quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Escultura de José Pedro Croft no Parque da Devesa

Avatar

Publicado

em

Publicidade

A escultura Sem Título, 1990, de José Pedro Croft, pertencente à coleção da Fundação Serralves, está patente no Parque da Devesa de Vila Nova de Famalicão, no âmbito do acordo de adesão do Município famalicense ao Conselho de Fundadores da Fundação, celebrado em 2016.
Nesta obra, o autor usa “uma técnica tradicional da escultura, a modelação em gesso e posterior passagem a bronze, para realizar uma escultura que alude ao espaço doméstico e às experiências do quotidiano”. “Neste caso, um segmento de cone evoca um alguidar. As formas da obra, bem como a pintura branca que reveste o bronze, estabelecem uma ponte entre a simplicidade dos objetos domésticos e a grandiloquência dos sólidos geométricos, que torna impossível o uso dos objetos devido ao seu peso”, adiantou fonte do Município.
A instalação da peça serve de prenúncio à exposição “A Minha Casa é a Tua Casa, Imagens do Doméstico e do Urbano na Coleção de Serralves” que ficará patente na Casa do Território, no Parque da Devesa, entre outubro de 2018 e junho de 2019, ao abrigo do mesmo protocolo, reunindo um conjunto diversificado de artistas como Filipa César, Pedro Cabrita Reis, Gil Heitor Cortesão, Ângela Ferreira, Fernanda Fragateiro, Gordon Matta-Clark, Juan Muñoz, Bruce Nauman, Luís Palma, Martha Rosler e Ana Vieira.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...