quant
Fique ligado

Santo Tirso

Escultor com obra em Santo Tirso homenageado pelo governo francês

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Denis Monfleur é o autor de “porteur de vide”, uma das 54 esculturas do Museu Internacional de Escultura Contemporânea

“Porteur de Vide”, localizada junto à Biblioteca Municipal e obra integrante do Museu Internacional de Escultura Contemporânea, é uma das magníficas esculturas públicas que o autor tem espalhadas por todo o mundo.

Para além de escultor, Denis Monfleur é agora Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras, atribuição que recebeu pelas mãos da ministra da Cultura francesa. O escultor, com obra em Santo Tirso, nasceu em França em 1962, onde vive e trabalha, e é hoje um dos maiores nomes da escultura contemporânea, com uma obra caraterizada pelo seu caráter expressionista e de poderosas esculturas.

Expondo individualmente desde os anos 80, tem estado presente desde então em várias exposições coletivas e individuais em França e no estrangeiro e participado em bienais e simpósios de escultura. Criou várias esculturas públicas para diversos espaços ao ar livre por todo o mundo, como “Atlante del Cero”, escultura monumental criada no Uruguai em 2014, ou a obra produzida para o 10º Simpósio Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso, em 2015, “Porteur de Vide”, que se localiza junto à Biblioteca Municipal de Santo Tirso.

Escultor de talhe direto, Denis teve formação com nomes como Dietrich Mor, e privilegia os materiais mais duros, como o granito e o basalto, que usa na maior parte dos seus trabalhos, sejam eles monumentais ou de pequeno porte. Com eles, cria esculturas massivas e enigmáticas, representando corpos ou cabeças de grandes dimensões, e procurando que, através dessa figuração expressiva, o espetador se projete nelas.

“Porteur de Vide” integra as 54 esculturas espalhadas por todo o concelho de Santo Tirso, que constituem o espólio do Museu Internacional de Escultura Contemporânea, cuja sede terá inauguração oficial no dia 21 de maio.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...