quant
Fique ligado

Notícias

Escolas privadas lideram ranking nos concelhos

Avatar

Publicado

em

Publicidade

As escolas privadas lideram, no Ensino Básico e Secundário, o ranking elaborado pelo jornal Público/Católica Porto Business School. O Jornal do Ave divulga, por concelho, os resultados das escolas que se distinguiram.

No concelho de Vila Nova de Famalicão, o Externato Delfim Ferreira destacou-se no Ensino Básico (157.º lugar da geral) e Secundário (44.º lugar da geral). No Ensino Secundário, a escola privada apresentou uma média geral de 12,06 nas 333 provas realizadas, destacando-se em português (média 13,28), estando em 23.º lugar nacional, matemática (média 13,43), no 44.º lugar, e em matemática aplicada às ciências sociais (média 12,25), em 24.º lugar.
Já no Ensino Básico, o Externo apresentou uma média geral de 3,30 em 292 provas. A nível concelhio, a escola privada teve a melhor média do concelho em matemática (3,38) e a segunda melhor em português (3,22).
Alzira Pereira, diretora pedagógica do Externato Delfim Ferreira, fez uma “análise muito satisfatória” deste resultado, que, “não sendo surpreendente, não deixa de ser satisfatório e digno de louvor, principalmente” devido às “dificuldades” que este colégio foi “sujeito nos últimos dois anos”, com “os cortes a nível dos contratos de associação” e com “a instabilidade em relação ao futuro”. “Acho que foi feito um trabalho muito bom, numa lógica de continuidade daquele que já tinha vindo a ser feita em anos anteriores, só que com a característica de que, este ano em particular, tem sido difícil para os próprios professores”, declarou, referindo que fez “um voto de louvor ao corpo docente”.
Quanto ao setor público, a Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, em Joane, foi a melhor do concelho, com uma média geral de 11,27 nas 576 provas, o que a colocou no 102.º lugar no ranking geral. Por disciplina, a escola pública destacou-se, a nível concelhio, em biologia (média 11,1), no 111.º lugar nacional, Física e Química A (média 11,17) em 73.º, e em Geografia (média 13,4), em 22.º.
Para José Alfredo Mendes, diretor do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, estes resultados devem-se a “um conjunto de alunos e famílias com objetivos, ambições e expectativas quanto ao seu futuro” e a um “conjunto de professores com experiência, que possibilita este sucesso”. Além disso, adiantou, a escola desenvolve “um conjunto de atividades quer no âmbito do currículo, quer no seu complemento”, permitindo “aos alunos outras vivências”, desde “concursos de atividades práticas, de atividades experimentais, de mostras e de feiras nos diversos domínios das ciências exatas e também na promoção de incentivo na participação de concursos de natureza cultural ou científica”.
Apesar de Joane “não se encontrar em nenhum centro urbano, nem na sede do concelho e de a escola se encontrar no contexto mais desfavorecido”, o diretor salientou que “o desempenho dos alunos e da escola é excecional”. De registar que “dentro deste contexto socioeconómico”, a Escola Secundária tem “uma posição muito significativa a nível nacional”, sendo “a segunda melhor escola pública do distrito de Braga”.

 

Leia a reportagem na íntegra na edição n.º 121 do Jornal do Ave 

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...