quant
Fique ligado

Notícias

Escola Conde S. Cosme, em Famalicão, pronta para mais um século

Avatar

Publicado

em

Publicidade

É possível juntar o que é antigo com o que é moderno, o que faz parte da memória com o futuro, o que fez história com o vindouro? Sim é! A Escola Conde S. Cosme, na cidade de Vila Nova de Famalicão, é o exemplo perfeito para isso. A escola do 1.º ciclo que faz parte do plano centenário, construída durante o regime salazarista, e que acolheu muitas gerações de famalicenses, está nova e pronta para o futuro.

O presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, juntou-se, esta segunda-feira, às mais de 200 crianças que frequentam o estabelecimento de ensino e juntos inauguraram a escola em clima de festa.

“Olhar para estas crianças e ver a sua alegria, perceber como estão felizes com a sua nova escola, como estão satisfeitas, é perceber que a obra está bem feita, era necessária e trouxe uma mais valia à educação em Famalicão”, adiantou Paulo Cunha que foi recebido pelos mais novos com entusiasmo e admiração.

O autarca mostrou-se muito satisfeito com a obra, afirmando que “conseguimos construir uma escola de futuro sem acabar com a escola que existia no passado”.

O diretor do agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, Carlos Teixeira, salientou que com esta obra a autarquia “renova a história e a memória deste edifício, que faz parte da vida dos famalicenses”.

Também a associação de pais elogiou o trabalho desenvolvido. “Foi uma mudança muito grande, deixamos uma escola com muitas carências, e regressamos para uma escola muito bonita, moderna, com espaços amplos e bem equipados, confortável e estamos muitos satisfeitos”, referiu a presidente da associação de Pais, Filomena Gonçalves.

Refira-se que a escola que beneficiou de uma profunda remodelação abriu portas no terceiro período do ano letivo 2018/2019. Com um investimento superior a 800 mil euros, a intervenção implicou a ampliação do edifício, com construção de refeitório, biblioteca, sala de professores e recreio coberto. Foram ainda executados arranjos exteriores, com a construção de um campo desportivo com relva sintética.

Entretanto, no próximo dia 7 de dezembro, Paulo Cunha irá inaugurar as obras da Escola de Riba de Ave, que implicaram um investimento superior a 500 mil euros e para além da reabilitação total do edifício, a ampliação implicou a criação de mais duas salas, passando para oito, foi ainda construída uma sala de apoio, biblioteca, sala de professores e recreio coberto. Os arranjos exteriores contemplaram também um espaço desportivo com relva sintética.

Os dois projetos foram cofinanciados pelo NORTE 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Ambos os edifícios fazem parte do plano centenário, isto é do conjunto de escolas construídas durante o regime salazarista. “Com estas obras, estamos a manter viva a história da educação em Portugal, reabilitando os edifícios criando escolas amplas, modernas e de grande qualidade que privilegiam a entrada de luz natural e com grandes espaços de recreio. São edifícios com todas as condições educativas para que o ensino cumpra as suas funções”, afirma a propósito o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha.

“Com estas duas escolas reabilitadas, o Parque Escolar de Vila Nova de Famalicão dá um enorme salto em termos de qualidade e excelência de condições”, acrescenta o autarca, adiantando que a câmara municipal está já a preparar um conjunto de intervenções em outras escolas do concelho.

Anúncio
Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...