quant
Fique ligado

Santo Tirso

Enfermeiros do Médio Ave vão ter avaliação de desempenho homologada a breve trecho

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Os enfermeiros do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) devem ter a sua avaliação de desempenho homologada dentro de poucas semanas. A garantia foi dada pela administração do CHMA a uma delegação do Sindicato dos Enfermeiros – SE durante uma reunião realizada esta manhã em Santo Tirso. “É um sinal positivo e uma boa notícia que temos para dar aos nossos associados no Dia Internacional do Enfermeiro”, salientou o presidente do SE, Pedro Costa.

A avaliação de desempenho e os efeitos que esta pode ter na progressão na carreira são uma reivindicação antiga do Sindicato dos Enfermeiros, não apenas nesta unidade hospitalar, mas para todos os enfermeiros portugueses. “É um sinal positivo e que deveria ser seguido por outras administrações, pois estamos a falar de um direito básico dos enfermeiros”, frisa Pedro Costa.

Da reunião resultou também a garantia do empenho da administração hospitalar no acompanhamento que está a ser efetuado aos profissionais de saúde desta instituição que em fevereiro passado foram agredidos no Serviço de Urgência do Hospital de Famalicão. “O Conselho de Administração tudo fez para que o processo fosse classificado como crime público e é nesse sentido que toda a investigação está a ser conduzida”, explicou o presidente do Sindicato dos Enfermeiros – SE.

Paralelamente, o CHMA tem vindo a apoiar de forma próxima estes profissionais de Saúde, “tendo-se inclusive disponibilizado para assumir todas as despesas decorrentes das agressões, tanto as realizadas como as futuras”. “Foi ainda dada a possibilidade de os enfermeiros e demais profissionais envolvidos nesta situação mudarem de serviço, ou até mesmo de instituição, algo que os próprios recusaram prontamente”, adianta Pedro Costa.

Para reforçar a segurança na instituição, e em particular nos serviços de Urgência, foram instalados botões de pânico, reforçada a videovigilância, contratados mais seguranças privados e verificou-se ainda um reforço do policiamento de proximidade da PSP, sobretudo nos períodos noturnos. “É uma postura que temos de elogiar, pois a administração não só assumiu os problemas, como tomou medidas efetivas para os resolver”, defende o responsável do Sindicato dos Enfermeiros.

Ao longo do encontro realizado entre os responsáveis das duas instituições foi ainda reafirmado o apoio da administração à pretensão do Sindicato dos Enfermeiros de acabar com as diferenças entre Contratos de Trabalho em Funções Públicas e Contratos Individuais de Trabalho. “Foi afirmado pelos responsáveis da administração que a existência de duas tipologias de contrato, com benefícios e regras diferenciadas, não faz qualquer sentido nem representa ganhos para a instituição”, alertou o presidente do SE.

Com cerca de 450 enfermeiros nos quadros do Centro Hospitalar, que se divide entre as unidades de Santo Tirso e de Famalicão, o Conselho de Administração do CHMA está ainda empenhado “em regularizar a situação contratual dos 37 enfermeiros que se encontram a prestar serviço com contratos precários”, explicou Pedro Costa, que elogia o empenho dos responsáveis hospitalares e “a sensibilidade para encontrar soluções para os principais problemas dos enfermeiros”.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...