quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Empresa do ex-Presidente da Câmara de Famalicão exporta calçado de conforto para 35 países

Avatar

Publicado

em

Publicidade

ACO Shoes cresce na Europa de Leste

 

As exportações de calçado de conforto para a Rússia, diversos países da antiga URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) e outros da Europa de leste são responsáveis pelo crescimento global de oito por cento da faturação de 2017 da ACO – Fábrica de Calçado, SA, a empresa de Armindo Costa, antigo presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

“Cinco anos depois de termos entrado nos mercados do leste da Europa atingimos a consolidação, sendo de salientar as exportações para a Rússia e diversos países da antiga URSS”, revela Armindo Costa, o presidente do conselho de administração da empresa, explicando que essa consolidação foi o fator responsável por uma subida de oito por cento na faturação de 2017.

A ACO foi fundada por Armindo Costa, em 1975, na freguesia de Mogege, concelho de Vila Nova de Famalicão, onde atualmente emprega 400 pessoas, tendo duas unidades de apoio à produção suas participadas, a ECCO Conforto, no município de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo, e a ICCO, na ilha de S. Vicente, em Cabo Verde, que contam com 150 e 260 trabalhadores, respetivamente.

Especializada em calçado de conforto, a ACO produz 1,5 milhões de pares de sapatos por ano (mais de 5 mil pares por cada dia útil), gerando um volume de negócios na ordem dos 35 milhões de euros.

PRESENÇA EM 36 PAÍSES

 

“Numa época que foi de crise nos mercados tradicionais, o investimento feito pela ACO nos mercados no leste da Europa foi uma aposta ganha. Conseguimos manter as exportações para os mercados tradicionais e conseguimos subir as nossas vendas na Europa de leste”, explica Armindo Costa, manifestando-se “muito satisfeito com os resultados obtidos pela ACO Shoes” no ano que terminou.

“Países do leste da Europa, como a Letónia, a Eslovénia, a República Checa, a Bielorrússia, a Moldávia ou a Lituânia são mercados em crescimento, onde o poder de compra tem aumentado e cujos consumidores começam a valorizar o conforto e a qualidade do calçado produzido pela ACO”, afirma, por seu turno, Fernando Costa, responsável pelas vendas internacionais.

Anúncio

Além de estar disponível em Portugal, o calçado da ACO é vendido em 35 países de cinco continentes (Europa, Ásia, África, Oceania e América do Norte). Assim, os sapatos produzidos em Vila Nova de Famalicão podem ser encontrados na África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Áustria, Austrália, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Emiratos Árabes Unidos, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos da América, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Inglaterra, Irlanda, Israel, Japão, Letónia, Lituânia, Noruega, Polónia, Quirguistão, República Checa, Roménia, Rússia, Suécia, Suíça, Turquia e Ucrânia.

NOVOS PRODUTOS E FEIRAS INTERNACIONAIS

 

Dando continuidade ao trabalho permanente de investigação e desenvolvimento, a ACO tem reservada para 2018 uma aposta em novos produtos de alto valor acrescentado, designadamente com a criação de “um calçado mais técnico”, que se insere numa estratégia virada para o mercado português.

Entre 13 e 16 de janeiro, a ACO Shoes esteve representada ao mais alto nível na Expo Riva Schuh International Shoe Fair, na cidade de Riva Del Garda, naquela que é uma das mais importantes feiras de calçado em Itália.

O mês de fevereiro também será marcado por uma intensa atividade de contactos com clientes na Europa. Entre 7 e 9 de fevereiro, será a vez de a ACO participar na Nordig Shoe & Bag Fair, na cidade de Nacka, na Suécia. E entre 11 a 14 de fevereiro, a empresa de calçado de conforto de Vila Nova de Famalicão voltará a estar presente em Itália, desta vez em Milão, na Micam Shoevent 2018, que é considerada a maior feira de calçado do mundo.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...