quant
Fique ligado

Santo Tirso

Empresa de Vilarinho fixa salário mínimo em 700 euros

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O grupo têxtil Polopiqué, com sede em Vilarinho, concelho de Santo Tirso, fixou um salário mínimo de 700 euros para 2021, acima dos 665 euros de salário mínimo nacional decidido pelo Governo. A decisão da administração liderada por Luís Guimarães abrange cerca de 550 trabalhadores das várias empresas e é particularmente relevante num contexto de crise e de um novo confinamento geral do país que começa já neste dia 15 de janeiro.

Empresa líder na indústria têxtil de vestuário, com uma faturação em torno dos 110 milhões de euros, o grupo Polopiqué, sediado nasceu em 1996 e domina todas as fases do processo produtivo têxtil, desde a fiação, passando pela tecelagem e ultimação, até à confeção e comercialização de produtos finais de segmento de alta qualidade. Luís Guimarães definiu desde o início a política social como uma das prioridades.

Em março do ano passado, aquando do primeiro confinamento geral, com a produção quase parada sem encomendas ou com encomendas suspensas, a Polopiqué decidiu entregar um cabaz de bens alimentares a todos os trabalhadores (cerca de mil) diretamente em casa, para evitar a necessidade de deslocação a supermercados e hipermercados quando ainda não havia informação sobre as fontes de contágio de Covid-19.

Além do salário mínimo de 700 euros para todos os trabalhadores e do seguro de saúde e de vida para os trabalhadores, cônjuges e dependentes, além de uma cantina que tem almoços a um valor simbólico de 1€, a Polopiqué também avalia anualmente a distribuição de uma percentagem de lucros registados.

As contas de 2020 não estão fechadas, mas a Polopiqué quer crescer em 2021, e espera que o novo confinamento não tenha as mesmas consequências registadas no ano passado, particularmente a suspensão de encomendas. E garante que vai continuar a investir.

Em 2017, o grupo Polopiqué concluiu um investimento numa nova fiação de raiz, vocacionada essencialmente para a produção de fios finos, mesclas e fios de cor, permitindo o aumento da produção mensal para 360 toneladas. No total, o investimento da Polopiqué na fiação ascende já a 30 milhões de euros, valor que integra a aquisição, em 2010, e a posterior renovação da Fiateviz e a criação desta nova unidade.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...