Auto Soluções

Embaixadora de Cuba em Santo Tirso para abrir portas ao investimento

A Embaixadora de Cuba em Portugal escolheu Santo Tirso para iniciar um périplo por vários municípios da região Norte com vista ao aprofundamento das relações comerciais com o nosso país. Yusmari Díaz Pérez foi recebida pelo presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, tendo depois visitado duas empresas do concelho.

“A minha vinda a Santo Tirso visa explorar as potencialidades de cooperação com empresas locais, abrindo uma porta em Cuba para a sua internacionalização”, explicou Yusmari Díaz Pérez.
“Cuba é um país onde há muita procura e pouca oferta, precisamos de tecnologia industrial e Portugal tem uma grande experiência nesse capítulo”, acrescentou a embaixadora, que esteve acompanhada por Manuel Alejandro Cumbrado, especialista em estudos e investigação de mercados, e Yiset Turcas, especialista na área da política comercial na Europa.
Alberto Costa manifestou, por seu turno, total disponibilidade para “fazer a ponte” com as empresas do concelho, no sentido de “proporcionar novas oportunidades de crescimento, desde que exista essa conjugação de interesses entre os objetivos de negócio dos empresários, por um lado, e as necessidades de Cuba, por outro”.
O destino do investimento estrangeiro desejado por Cuba visa a designada Zona Especial de Desenvolvimento (ZED) de Mariel. Localizada a cerca de 45 minutos de Havana, esta plataforma ocupa uma área com 465 quilómetros quadrados, contando com um porto de águas profundas e um terminal para cerca de um milhão de contentores.
A ZED de Mariel, onde já se encontram instaladas várias multinacionais, conta com benefícios tributários especiais e, segundo Yusmari Díaz Pérez, “pode ser uma porta de entrada para as empresas de Santo Tirso em mercados como os países das Caraíbas e da América do Sul”.
“Queremos atrair investimento, inovação tecnológica e concentração industrial, sem esquecer a proteção ambiental, que é uma prioridade fundamental para o nosso país”, acrescentou a embaixadora.
Após a receção na Câmara Municipal, Yusmari Díaz Pérez visitou duas empresas do concelho previamente identificadas como atuando em áreas de investimento que interessam a Cuba: a ADA Fios, único fabricante europeu de tecido de gaze hospitalar com domínio vertical em todas as fases de produção, e a Felpinter, que produz e exporta uma vasta gama de produtos têxteis para banho, cozinha, mesa e cama.

Leia também...