quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Em Pedome há mais tempo para brincar fora da sala de aula

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Os alunos do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Pedome vão integrar, neste ano letivo, um projeto piloto para o desenvolvimento de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s), que incluiu aulas de natação e mais tempo para atividades de caráter lúdico, desportivo e cultural.

Para além das aulas nas piscinas municipais de Oliveira São Mateus e Joane, o projeto promovido pela Federação Concelhia das Associações de Pais e pelo Agrupamento de Escolas de Pedome em articulação com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, prevê também a alteração do horário de atividades letivas, que passam a decorrer apenas no período da manhã, ficando a parte da tarde reservada para as aulas de karaté, pilates ou teatro e para a brincadeira, à semelhança do que já acontece nas escolas básicas de Requião e Vale São Cosme.

“Queremos transformar a escola num grande recreio, dando mais espaço para o desenvolvimento de outras atividades no plano desportivo e cultural, que acrescentam competências e capacidades às crianças, fomentando desde cedo hábitos que queremos que sejam enraizados” salientou o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos.

Neste novo projeto das AEC’s estão integradas escolas de nove freguesias do concelho de Famalicão pertencentes à rede do Agrupamento de Pedome.

“Queremos aproveitar as potencialidades instaladas, envolvendo todos num projeto comunitário que pretende democratizar ainda mais o acesso a atividades diferenciadas, valorizando o tempo que as crianças passam juntas” apontou Antónia Oliveira, presidente da FECAPAF.

De acordo com o autarca, este novo conceito e programação de atividades de enriquecimento curricular pode no futuro ser alargado a outras escolas. “Estamos com expetativa de que este projeto vai acrescentar ao processo socioeducativo das crianças, num modelo que queremos alargar e replicar a outros agrupamentos de escola do concelho” acrescentou.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...