quant
Fique ligado

Santo Tirso

Edifício da Stelia recebe menção em prémio ibérico de arquitetura

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O projeto de arquitetura da Unidade Industrial, da Stelia, situado em Santo Tirso, elaborado pela Multiprojectus, mereceu uma menção na categoria “Trabalhar” no Palmarés Architecture Aluminium TECHNAL 2021, prémio que distingue a melhor arquitetura ibérica contemporânea.

O edifício da Stelia, executado com sistemas de alumínio Technal, é composto de uma fachada contundentemente ordenada a importância do uso industrial.

“O edifício, que alberga a produção de componentes aeronáuticos, é composto por dois volumes aparentemente autónomos, da mesma altura. O primeiro é uma grande nave industrial, enquanto que no segundo volume, de três andares, encontra-se a área social e administrativa. O exterior da elevação principal é constituído por um painel de betão pré-fabricado que se adapta e homogeneiza o conjunto. Uma série de lâminas formalmente ordenadas proporcionam firmeza ao projeto. Este dinamismo é quebrado pelo jogo de espaços cheios e vazios, criando uma enorme flexibilidade e variedade de luzes que entram no edifício. O muro cortina de alumínio ajuda a formalizar o ritmo reticular da fachada. Já no interior, destaca-se o hall projetado em três alturas com uma escada suspensa que liga os diferentes pisos e explora a harmonia entre o ritmo, a luz e o jogo de escalas dentro do espaço”, explicou a empresa de arquitetura e engenharia Multiprojectus.

Ainda segundo a empresa responsável pelo projeto, “os temas arquitetónicos que compõem o alçado principal, também estão presentes nos espaços interiores”.

“A permeabilidade apresentada entre o exterior e o interior ocorre através do muro cortina GEODE que a arquiteta Sandra Maria Machado Ferreira Garcia selecionou para a concretização do projeto e a instalação dos sistemas de alumínio ficou a cargo do instalador O Feliz”.

Nesta 5.ª edição do Palmarés Architecture Aluminium TECHNAL, que contou com a participação de mais de 120 projectos de Espanha e Portugal que incluíram soluções de alumínio TECHNAL, o júri premiou quatro projetos (todos oriundos de Espanha) e atribuiu dez menções, distribuídas pelas categorias a concurso: HABITAR, DESCOBRIR, TRABALHAR e REABILITAR. Sagraram-se vencedores quatro projetos realizados em Espanha.

De referir ainda que os projetos que participaram neste prémio ibérico de arquitetura vão igualmente ter a oportunidade de participar no prémio de arquitetura internacional (WORLD ARCHITECTURE AWARD – WATA) sendo os vencedores apresentados durante a Batimat 2022 em Paris.

Fotos: Foto Engenho, Arq. João Pinto de Sousa

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...