quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Do Minho à Grécia há muito folclore para apreciar em Famalicão de 2 a 4 de agosto

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Promover o património folclórico e etnográfico “bastante risco e ativo” de Vila Nova de Famalicão é o principal objetivo do FamaFolk, um festival que vai decorrer, de 2 a 4 de agosto, em três locais distintos do concelho, com a participação de grupos de cinco países.

Portugal, Grécia, Espanha, Sérvia e Itália são os países que vão estar representados na edição de estreia do FamaFolk, um festival internacional de folclore, promovido Rancho Folclórico Rusgas de Joane, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

O evento foi apresentado a 19 de julho e está inserido na política de internacionalização municipal, como instrumento de promoção de identidade local, contando com a participação de grupos do concelho, como o organizador, o Grupo Folclórico de Nine e o Rancho Etnográfico de Ribeirão. De Portugal participam ainda o Grupo Folclórico das Terras da Feira – Casa da Gaia, Argoncilhe (Santa Maria da Feira), Grupo Etnofolclórico RENASCER de Areosa (Viana do Castelo) e Grupo Folclórico e Recreativo de Tabuadelo (Guimarães).

No primeiro dia, a 2 de agosto, depois da cerimónia de abertura oficial do festival, que decorre na Câmara Municipal, decorre um workshop alusivo às “Danças do Mundo”, na Praça D. Maria II, seguindo-se a gala de abertura do FamaFolk, às 21.30 horas, no Largo da Igreja, em Arnoso Santa Maria, que contará com a atuação do Folk Group “Dimos Pileas Chortiati”, da Grécia, do Gruppo Folk “La Muffrina”, da Itália, do Folklore Ensemble Elektroporcelan Arandjelovac, da Sérvia e da Agrupación Folklórica de Guantejina, de Tenerife, Espanha.

Os mesmos conjuntos estrangeiros atuam, nas duas galas seguintes, com início à mesma hora, no Parque da Ribeira de Joane e nos Paços do Concelho, respetivamente. No último dia, há ainda a participação do “lusodescendente” Rancho Folclórico Maria da Fonte, do Rio de Janeiro, Brasil.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...