quant
Fique ligado

Santo Tirso

Diogo Piçarra reinventa Pessoa na Poesia Livre

Publicado

em

Publicidade

Até dia 21 de março, a poesia vai continuar a andar pelas ruas do concelho dando a conhecer o texto lírico no feminino. Declamações dentro e fora de portas e a apresentação do livro “What’s in a Name”, de Ana Luísa Amaral, são algumas das sugestões para os próximos dias.

Das várias atividades destaque esta quinta-feira, 15 de março, pelas 15.30 horas, para “Diogo Piçarra em Pessoa”. Projeto criativo de descoberta, reinvenção e reconstrução da obra de Fernando Pessoa e sua heteronímia, da autoria do jovem músico Diogo Piçarra, inclui a reconstrução de 20 poemas pessoanos e vai ser apresentado no auditório Padre António Vieira no Instituo Nun’Alvres.

Já na sexta-feira, os caminhos da Poesia Livre vão dar à estação de comboios de Vila das Aves. A iniciativa “Próxima Paragem: Poesia” tem saída no comboio das 9.12 horas com destino a Porto – S. Bento. A poesia é passageira numa viagem de comboio que celebra a arte da palavra feminina, através de várias declamações, numa iniciativa promovida pela Escola Básica da Ponte.

No domingo, 18 de março, tem ainda lugar nos Paços do Concelho, pelas 18 horas, a homenagem à poetisa Ana Luísa Amaral e apresentação do livro “What’s in a Name” por António Oliveira. A sessão será antecedida, às 16 horas, pela entrega de prémios aos vencedores do Concurso de Poesia, que contará ainda com um momento de declamação e um momento musical pelo Grupo Pontas Soltas.

Continuar a ler...

lifestyle

Podcast: Prazeres Interrompidos (episódio 56)

Ouça, enquanto toma café, e conheça este livro sugerido por Octávio Nuno.

Publicado

em

Publicidade

O Jornal do Ave, em parceria com o tirsense Octávio Nuno, dá a conhecer o podcast “Prazeres Interrompidos”, um projeto de promoção da leitura para todos os públicos.

Neste episódio, é apresentado “The Invention of Power”, de Bruce Bueno de Mesquita.

Outras ligações para Prazeres Interrompidos
https://prazeresinterrompidos-1.start.page

Podcast Prazeres Interrompidos

“Livros como gelados e amores de verão / Em cada episódio, uma aventura. / Aperte o cinto, e deixe que a brisa do mar lhe tolde os sentidos”. São estas as frases que, para Octávio Nuno, mais bem contextualizam o podcast que criou em julho de 2022.

Ávido leitor desde criança, Octávio Nuno apanhou o gosto influenciado pelo avô, que “tinha alguns livros lá em casa”.

“Quero pensar que o meu podcast não é sobre livros. Que é, antes, sobre a vida, porque os autores escrevem, afinal, sobre o que é isto de existir. Por isso, falo sobre o amor, o desamor, o sofrimento e o desencontro, a felicidade e as paixões… ou seja, no fundo, é a vida num minuto”, descreve, sem deixar de revelar que o desejo maior é “dar aos outros um pouco” do seu “amor pelos livros”.

Um minuto é o tempo que, em média, dura um episódio de “Prazeres Interrompidos”, caracterizado por um texto temperado com “uma pitada de humor e ironia”.

Continuar a ler...

Santo Tirso

Apresentada imagem da mobilidade metropolitana que passará em Santo Tirso e Trofa

Publicado

em

Publicidade

Foi apresentada, esta sexta-feira, nas instalações da Área Metropolitana do Porto (AMP), a marca dos transportes públicos que vai servir os 17 Municípios, nos quais se inclui Santo Tirso e Trofa.

A marca “UNIR” pretende “resolver, em definitivo, a falta de uma rede de transportes públicos que ligue, de forma eficiente com horários ajustados e em preços acessíveis, os residentes e turistas da zona norte do País”.

Santo Tirso faz parte do Lote Norte Nascente, com Valongo, Paredes e Gondomar, enquanto a Trofa está incluída no lote Norte Centro, juntamente com a Maia e Matosinhos.

Continuar a ler...

Pode ler também...