quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Dia do Concelho é celebrado este sábado, em Riba de Ave

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Realiza-se este sábado a sessão solene comemorativa do 184.ª aniversário do Dia do Concelho, pelas 10h00, no Largo da Igreja de Riba de Ave.

A sessão ficará marcada pela entrega dos “Selos Famalicão Visão’25”, que este ano vão distinguir 28 entidades do concelho.

Recorde-se que os Selos são atribuídos anualmente pela autarquia para reconhecer as iniciativas, ações ou projetos desenvolvidos no território que têm contribuído para a coesão, competitividade e desenvolvimento inteligente e sustentável do concelho famalicense.

Esta é já a quarta edição dos Selos Famalicão Visão’25, que se distribuem por 4 categorias: “Famalicão Made IN”, “B- Smart Famalicão”, “Força V – Famalicão Voluntário” e “Famalicão Comunitário”.

Na categoria “Famalicão Made IN” são reconhecidos os projetos empresariais que potenciam a incorporação tecnológica, procuram a excelência na produção, desenvolvem uma economia baseada no conhecimento e na inovação e aumentam a competitividade e a internacionalização. Na categoria “B-Smart Famalicão” são reconhecidos projetos ou ações que aumentam a qualidade de vida, otimizando as ligações entre o rural, o urbano e o industrial, e conduzem a um território mais autossuficiente, sustentado na economia doméstica. Na categoria “Força V – Famalicão Voluntário” são reconhecidos projetos ou ações que impulsionam novos ambientes de participação e envolvimento da comunidade. Na categoria “Famalicão Comunitário” são reconhecidos projetos ou ações que valorizam o coletivo, reforçam a cooperação entre diversos atores e promovem a corresponsabilização dos cidadãos.

Recorde-se que no dia 28 de setembro de 1835 teve lugar a primeira reunião da Comissão Municipal, presidida por António Ribeiro de Queiroz Moreira, que abriu e definiu os destinos à terra de Vila Nova, na sequência do restabelecimento da autonomia municipal de Vila Nova de Famalicão, proclamada pela rainha D. Maria II.

Passam, este ano, 184 anos sobre este relevante acontecimento da história da nossa comunidade, que deu origem ao Concelho de Vila Nova de Famalicão. É esta importância histórica que está na base da Sessão Solene do Dia do Concelho e que faz justiça à História de Vila Nova de Famalicão, mas que ao mesmo tempo atualiza as intenções dos sete cidadãos famalicenses que, em 1835, concorreram para a criação do concelho, lançando os alicerces do futuro.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...