quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Dia da Cidade celebra-se este sábado nos Paços do Concelho

Avatar

Publicado

em

Publicidade

“É uma forma de valorizarmos o nosso percurso coletivo e os seus protagonistas e de mostrarmos o orgulho que sentimos em pertencermos a esta comunidade empreendedora, forte e com um grande sentido do coletivo”. É desta forma que o presidente da autarquia famalicense olha para as comemorações do 37.º aniversário da elevação de Vila de Famalicão à categoria de cidade, marcadas para este sábado, 9 de julho, às 18h00, nos Paços do Concelho.

Mário Passos fala numa “grande celebração comunitária” para a qual convida todos os famalicenses.

Recorde-se que este ano serão atribuídos 37 galardões municipais nas mais diversas áreas de ação na comunidade, desde a benemerência, à cultura, do desporto à economia e ao mérito autárquico, com especial destaque para a entrega da medalha de Cidadão Honorário a Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara Municipal.

Refira-se que para além de Paulo Cunha, que foi presidente da autarquia entre 2013 e 2021, Mário Passos vai entregar a medalha de mérito cultural aos chefes Álvaro Costa e Lígia Santos, aos jornalistas Rui Lima, Cristina Azevedo e Sandra Gonçalves, aos professores Lopes Cordeiro e Martins Vieira (a título póstumo) e ao presidente do Núcleo de Ribeirão da Liga dos Combatentes.

A medalha de mérito económico será atribuída aos empresários Albino Mesquita Ribeiro, António Martins Couto, Carlos Alberto Fernandes da Silva, Carlos Moreira da Silva, Francisco Oliveira, Manuel Leitão de Oliveira e Silva e Maria Leonor Seara Barroso Oliveira.

Já o mérito Desportivo vai este ano para Carlos Alberto Perliteiro, do Liberdade Futebol Clube, e para Rui Grenha (a titulo póstumo), do Grucamo. No mérito autárquico, nota ainda para a homenagem a seis vereadores – Célia Castro, José Santos, José Pedro Sena, Leonel Rocha, Nuno Sá e Vitor Pereira – que cessaram funções e aos ex-presidentes de Junta de Riba de Ave, Susana Pereira, de Vermoim, Manuel Carvalho, e de Carreira e Bente, Agostinho Veiga.

Em termos de instituições, a autarquia vai distinguir na dimensão cultural os agrupamentos de escuteiros de Gavião, São Cosme, Oliveira Santa Maria e Cruz, e a Koklus – Associação juvenil de Fradelos. Com o mérito económico as empresas Fogos de Artifício Varziela, Lavandaria Tamico e Manuel de Sousa Lopes, S.A. No desporto, a Escola de Karatté Shotokan de Delães.

A cerimónia terá transmissão em direto a partir do Facebook e do site do Município.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...