quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Detido homem em Famalicão por furto, desmantelamento e recetação de veículos

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O Comando Territorial de Braga, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Barcelos, no dia 17 de maio, deteve em flagrante um homem de 36 anos por furto, desmantelamento e recetação de veículos, no concelho de Vila Nova de Famalicão.

No âmbito de uma investigação que decorria há cerca de um mês, os militares da Guarda apuraram que o modus operandi dos furtos consistia na utilização de um software instalado nos computadores portáteis, com conexão a um aparelho de diagnóstico On Board Diagnostics (OBD), sistema este que, ligado à central eletrónica de uma viatura, permite a leitura e transmissão de diversos tipos de dados, permitindo desta forma que fosse codificada uma nova chave que iria ser usada para furtar as viaturas. Após o furto, os veículos eram escondidos em casas particulares, onde eram desmantelados, sendo as peças posteriormente vendidas em plataformas de venda online. Apurou-se ainda que algumas peças eram utilizadas para a reparação de viaturas adquiridas como salvados. Estas viaturas, depois de recuperadas, eram sujeitas a inspeção extraordinária e colocadas à venda em stands de automóveis ou em plataformas de venda online.

Foi dado cumprimento a seis mandados de busca, três domiciliárias, uma em estabelecimento e duas em oficinas, tendo o suspeito sido detido em flagrante por furto, desmantelamento e recetação de veículos.

No decorrer da ação foi apreendido diverso material, destacando-se:

– Três viaturas furtadas em Viana do Castelo e na Maia;

– Três salvados (que iam ser reparados com as peças das viaturas furtadas);

– Duas viaturas utilizadas pelos suspeitos para transporte das peças desmanteladas, no valor estimado de 93 mil euros;

– Diversas peças/componentes provenientes de desmantelamento de viaturas alegadamente furtadas (quadrantes, centralinas, para-choques, radiadores, entre outros);

– Três matrículas furtadas;

– Sete chaves de automóveis;

Anúncio

– Um aparelho de diagnóstico do carro bluetooth OBD e codificação de chaves;

– Três computadores portáteis;

– Cinco telemóveis;

– 1 750 euros em numerário.

No seguimento da ação foram constituídos arguidos dois homens de 44 e 56 anos, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

A operação contou com o reforço do Posto Territorial de Barcelos, do Posto Territorial de Famalicão e do Destacamento de Intervenção (DI) de Braga.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...