Select Page

DESIGNERS INTERNACIONAIS EM RESIDÊNCIA ARTÍSTICA NA FÁBRICA DE SANTO THYRSO

DESIGNERS INTERNACIONAIS EM RESIDÊNCIA ARTÍSTICA NA FÁBRICA DE SANTO THYRSO

No âmbito do projeto CREATEX- Textile Heritage Inspiring Creatives, a Fábrica de Santo Thyrso tem em residência artística sete jovens designers. O programa inclui workshops e visitas a empresas têxteis do concelho.

Três designers polacos, três portugueses e um do Reino Unido. No total, são sete jovens com menos de 30 anos, atualmente em residência artística na Fábrica de Santo Thyrso.

O resultado do trabalho desenvolvido, uma mini coleção de moda, será conhecido até ao final do ano numa exposição itinerante que passará pela rede de parceiros do CREATEX, projeto que pretende promover a herança têxtil como fonte de inspiração para a criação artística contemporânea.

Para o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, este intercâmbio traduz a dinamização pretendida para a Fábrica de Santo Thyrso “ um espaço de inovação, partilha e criatividade que possa projetar o Município num sector em que tem grande tradição”, refere.

A passagem por Santo Tirso será ainda marcada por uma visita inspiracional ao Museu Internacional de Escultura Contemporânea, visitas de estudo a empresas têxteis, intercâmbio de conhecimentos com os projetos instalados na Incubadora de Moda e Design da Fábrica de Santo Thyrso e a participação em workshops.

Ainda no âmbito do CREATEX, terá lugar uma residência criativa na Academia Nórdica de Têxteis, localizada na cidade de Boras, na Suécia. O programa inclui visitas de estudo a empresas têxteis, a museus de arte e a museus têxteis na área envolvente.

Além do Município de Santo Tirso, este projeto conta a participação do Museu de Tecido de Prato (Itália), da Academia de Belas Artes de Lodz (Polónia), do Município de Gironella (Espanha) e da Academia Nórdica de Têxteis (Suécia).

Videos

Loading...

Siga-nos

1ª pagina edição Papel

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência mais personalizada. Ao navegar está a permitir a sua utilização