quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Desfile e batalha das flores embelezam Famalicão domingo, pelas 15h00

Avatar

Publicado

em

Publicidade


As Festas de Maio arrancaram, esta quarta-feira, em Vila Nova de Famalicão, com a secular Feira das Trocas, a cumprir a ordem dada pelo rei D. Sancho I, em 1205, quando atribuiu o foral a Vila Nova, ordenando que se fizesse Feira. Para o fim-de-semana, está reservada a Festa da Flor, uma tradição que remonta ao início dos anos 60 e que durante muitos anos foi incluída nas festas concelhias. O momento alto desta festa está marcado para a tarde do dia 12, domingo, pelas 15h00 com o desfile da batalha das flores a percorrer algumas das principais ruas da cidade, acompanhado de muita música e muita animação. Ao todo, desfilam duas dezenas de associações e coletividades do concelho.

O cortejo iniciará com a participação do Grupo de Zés P’reiras Os Delaenses”, seguindo pelo centro da cidade, percorrendo as ruas Rua Manuel Pinto de Sousa, Adriano Pinto Basto; Alameda D. Maria II; Rua Lourenço da Silva Oliveira e Praça D. Maria II (Topo Norte) onde termina.

Promovida pela Câmara Municipal, a Festa de maio terá como epicentro a Praça D. Maria II, onde estarão reunidos os expositores de artesanato regional e as tasquinhas de doçaria tradicional, licores e produtos da terra. A festa estende-se também à Praça 9 de Abril, que por estes dias se transformará no lugar da arte e beleza, com exposições, ateliês, oficinas de olaria e cerâmica e workshops.

A animação percorrerá toda a cidade com vários momentos musicais e artísticos. Danças, um arruada de tocadores de concertina e cantares ao desafio, grupos de bombos e concertos marcam a programação. Destaque ainda para a tradicional Procissão de velas em Honra de Nossa Senhora de Fátima, que se realiza na noite de domingo, dia 12 de maio. Saindo pelas 21h30 na Igreja Matriz Antiga.

Para acompanhar estes dias de grande animação popular, nada melhor que os “Dias à Mesa”, a nova iniciativa gastronómica de Famalicão que conjuga os melhores paladares com uma agenda cultural diversificada e animada, proporcionando uma experiência completa dos sentidos. Para acompanhar as Festas de Maio, os restaurantes participantes recomendam Rojões.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...