quant
Fique ligado

Santo Tirso

Desemprego já desceu 64,7 por cento em Santo Tirso

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, avançou, esta sexta-feira, que os últimos dados referentes ao desemprego no concelho, relativos a maio deste ano, indicam que a taxa de desemprego e o número de inscritos no Centro de Emprego de Santo Tirso continuam a diminuir, desde 2013.

“De outubro de 2013 a maio de 2019, a taxa de desemprego em Santo Tirso baixou 64,7 por cento”, revelou o presidente da Câmara, Alberto Costa, aquando da apresentação do SWitCH, um programa formativo promovido pelo Centro de Emprego de Santo Tirso que pretende dar resposta à procura de recursos qualificados por parte das empresas e requalificar licenciados em áreas com baixa empregabilidade.

“Temos indicadores cada vez mais positivos ao nível do dinamismo económico do concelho, dado que também o número de inscritos no Centro de Emprego continua a descer”, explicou na sessão de apresentação do programa, que decorreu na Fábrica de Santo Thyrso, acrescentando que em maio estavam inscritas 2 357 pessoas, número bastante distante dos 6 681 que se contabilizavam em outubro de 2013.

Alberto Costa garante que o foco do Município “está na criação de emprego qualificado” e relembra a crescente dinâmica em torno do tecido empresarial, através da “redução de 500 desempregados com formação superior” e “da criação de mais de 1200 empresas em seis anos”.

Consolidar os resultados é, assim, o objetivo apontado pelo presidente da Câmara de Santo Tirso, que defende o trabalho em rede como fundamental. “Queremos, em conjunto com o IEFP, fazer a ligação entre as empresas e as unidades de ensino”, adianta, sublinhando que “o Programa SWitCH tem precisamente como objetivo apoiar os licenciados a entrarem no mercado de trabalho”.

“É um mecanismo muito eficaz de combate ao desemprego, porque ajuda os profissionais a aproximarem-se das áreas das técnologias de Informação, que continuam em franco crescimento”, concluiu.

O Programa SWitCH é iniciativa inovadora e está a ser desenvolvido pelo Centro de Emprego de Santo Tirso, em parceria com o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, no âmbito da Medida Vida Ativa – Emprego Qualificado e contempla 300 horas de formação em contexto de aula e 280 em contexto de trabalho.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...