quant
Fique ligado

Santo Tirso

DESCOBERTAS ARQUEOLÓGICAS PRÉ-HISTÓRICAS DA ERMIDA EM EXPOSIÇÃO PELA PRIMEIRA VEZ

Avatar

Publicado

em

Publicidade

É inaugurada sexta-feira, 18 de junho, a exposição sobre os achados arqueológicos encontrados na escavação realizada na mamoa – monumento megalítico que remonta à Pré-história – da zona da Ermida, em Santa Cristina do Couto. A exposição coincide com o III Ciclo de Conferências do Monte Padrão, realizada no âmbito das Jornadas Europeias de Arqueologia.

Em 2018, escavações realizadas no âmbito da construção de um empreendimento fabril na zona da Ermida, em Santa Cristina do Couto, levaram à descoberta de achados arqueológicos pré-históricos.

São cerca de 20 peças, entre líticos, cerâmicas e matérias de adorno, que podem agora ser vistas, pela primeira vez, no Centro Interpretativo do Monte Padrão e que representam um importante contributo para o conhecimento da pré-história da área meridional do litoral do noroeste português.

“Esta exposição, acerca das escavações realizadas na Ermida, surge como resultado das medidas de salvaguarda do património cultural do concelho, desenvolvidas e implementadas no âmbito do Plano Diretor Municipal, como forma de minimizar o impacto da construção do empreendimento fabril na zona dos achados ”, explica o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa.

O autarca salienta que os conteúdos da exposição pretendem “divulgar e valorizar o património arqueológico do concelho”, tendo como público-alvo “não só a comunidade académica, mas também a população em geral”.

A inauguração de “A mamoa da Ermida, Santa Cristina do Couto, Santo Tirso” acontece durante o III Ciclo de Conferências do Monte Padrão, que trará a Santo Tirso cerca de uma dezena de especialistas para debaterem a “Pré-história recente entre Leça e Ave”. A sessão de abertura do ciclo de conferências terá lugar sexta-feira, pelas 10h00.

A exposição tem entrada livre e pode ser vista, no Centro Interpretativo do Monte Padrão, até 19 de setembro, de terça a sexta das 9h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h30. Ao fim de semana as visitas são possíveis das 9h00 às 13h00.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...