https://autosolucoes.pt/

COVID19 – Testes Rápidos de Antigénio (TRAg) vão servir para “desconfinamento controlado”

A utilidade e pertinência da utilização em massa deste recurso já era defendida pelos especialistas há já muito tempo. A importância de “testar, testar, testar”. Epidemiologistas, virologistas, especialistas em saúde pública, cientistas das mais diversas áreas, governantes e representantes de inúmeras entidades falam nisso há muito tempo. É preciso andar mais rápido do que o vírus e identificar rapidamente o máximo dos casos de infeção para quebrar as cadeias de transmissão. E, para isso, é preciso testar, testar muita gente e testar rápido para decidir rápido. Em nota divulgada ao fim da tarde de ontem, a Direção-Geral da Saúde (DGS) informa que os testes de rasteio à covid-19 vão ser alargados aos contactos de alto e baixo risco e também a setores de grande exposição social, como escolas e empresas. A Ministra da Saúde, Marta Temido, divulgou esta medida no dia de hoje no Parlamento: o objetivo, “e atendendo à situação epidemiológica atual, quer pela emergência das novas variantes de SARS-CoV-2, quer pela diminuição da incidência diária de casos de infeção”, é começar a antecipar um desconfinamento controlado. Mas o que é um Teste Rápido de Antigénio COVID19? O Teste Rápido de Antigénio é um teste de proximidade, por recurso a análise de exsudado recolhido por zaragatoa nasofaringea e que permite detetar as proteínas do coronavírus obtendo resultados em 15-20 minutos sem necessidade de recurso a laboratório. São testes que permitem identificar rapidamente os indivíduos infetados quando a colheita é realizada nos 5 primeiros dias da doença, isolando esses casos e minimizando o risco de novas infecções ou de surtos.

O Teste é realizado pela colheita de amostras do trato respiratório (exsudado da nasofaringe). São realizados de forma rápida e permitem a obtenção de resultados num período de tempo curto, com leitura visual em equipamento portátil. O procedimento de colheita demora escassos segundos e o resultado é obtido em 15 minutos.

As colheitas são realizadas por profissionais reconhecidos legalmente para exercer esta atividade. Na nossa equipa contamos com Enfermeiros especialistas nesta área (com vastos anos de experiência nas áreas de Urgência, Emergência Médica e Saúde Ocupacional), com milhares de testes já realizados em hospitais, domicílios particulares e empresas. Os nossos equipamentos são topo de gama, cumprindo com todos os requisitos indicados pela DGS e pelo INFARMED.

De acordo com a normas da Direção-Geral da Saúde relativa à Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2, os testes rápidos de antigénios estão indicados para:

  • pessoas com sintomas e/ou com indicação para vigilância clínica e isolamento no domicílio nos primeiros cinco dias (inclusive) de doença;
  • pessoas assintomáticas que tiveram ou mantêm contacto de alto risco com algum caso confirmado de covid-19; 
  • surtos em escolas, lares e outras instituições ou empresas;

Para seu conforto, assegurando a sua privacidade e com vista a minimizar os riscos, a nossa equipa desloca-se à sua residência ou à sua empresa. Estamos sediados na Trofa/Santo Tirso/Famalicão e asseguramos as zonas limítrofes. Para informações e agendamentos ligue 91 700 92 94. Informe-se sobre os nossos preços especiais para empresas.

Suspeita que pode estar infetado? Apresenta algum tipo de sintoma? Existem infetados na sua empresa ou no seu núcleo familiar? Nós podemos ajudar. Somos parte da solução!

Pedro Leal

Enfermeiro do Trabalho

Enfermeiro de Urgência/Emergência

Telemóvel 91 700 92 94

Leia também...