quant
Fique ligado

Covid-19

Covid-19: Deco dá dicas sobre como limpar a casa, roupa e carro durante o surto

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Com a pandemia a alastrar e o estado de emergência decretado no país, todos os cuidados são poucos para nos protegermos. E apesar de estarmos dentro de casa, e em princípio seguros, não deixa de ser necessário tomar algumas precauções. Para isso, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor disponibiliza algumas dicas que podemos seguir para desinfetar a nossa casa corretamente.

Ao chegar a casa, são alguns os passos que deve seguir para reduzir o risco de contágio. Comece por se descalçar imediatamente e deixe o calçado sempre no mesmo lugar, perto da entrada, evitando guardá-los no mesmo sítio onde tem os chinelos que usa em casa.

Mude a roupa exterior (casacos, camisolas, t-shirts, calças, etc.) sem a sacudir para minimizar a possibilidade de dispersar qualquer tipo de vírus e germes no ar. Nunca guarde a roupa de imediato no roupeiro ou gavetas, deixe-a a arejar no exterior durante algum tempo.

Como já é do seu conhecimento, lave bem as mãos, seguindo as indicações das autoridades de saúde, e desinfete chaves, telemóvel e tudo aquilo em que mexeu enquanto esteve fora de casa. Desta forma, não mata os germes, mas reduz o risco de contágio da infeção.

Em tempo de Covid-19, todos os consumidores devem adotar mais rotinas de limpeza no que toca à lida da casa com produtos de limpeza e desinfetantes adequados a cada superfície. Os rótulos contêm todas as informações necessárias para um uso seguro e eficaz do produto de limpeza, incluindo cuidados na aplicação, como, por exemplo, usar luvas, quando necessário, e garantir uma boa ventilação durante o uso.

No que toca à limpeza das superfícies, “a única boa notícia é que o coronavírus é um dos tipos de vírus mais fáceis de matar com o produto certo. Tem uma capa à volta que se funde com outras células, infetando-as. Assim que quebramos esta capa, o vírus deixa de fazer o seu trabalho”.

Limpe as superfícies com água e detergente antes de desinfetar e esfregue energicamente, se a superfície permitir, sem esquecer cantos, curvas e ranhuras. Para desinfetar, use soluções diluídas de produtos com poder biocida. Nunca misture lixívia com amoníaco ou qualquer outro detergente alcalino, só obterá resultados se a solução for diluída na proporção certa.

Na casa de banho, use um detergente com desinfetante na composição (lixívia, peróxido de hidrogénio ou cloreto de benzalcónio). Comece pelas torneiras, lavatórios e ralos, passando depois ao mobiliário, banheira ou duche, bidé e sanita. Sem esquecer o chão que deve ser o último a ser limpo. Deixe secar ao ar e, se possível, ventile o espaço.

Na cozinha, comece por lavar a loiça à mão ou na máquina, usando água quente e detergente. Depois deve limpar com água e detergente e desinfetar todas as superfícies de maior contacto como puxadores e botões (frigorífico, porta, armários, fogão). Não esquecer depois de limpar bancadas, armários, frigorífico, máquinas de lavar, fogão, lava-loiça, torneira e ralo. Deixe secar ao ar e, mais uma vez, abra as janelas para ventilar o espaço. Para mobiliário e equipamentos, use uma solução de água morna com um pouco de detergente adequado ao tipo de superfície e material. Esfregue com um pano macio e seque de imediato.

No que toca a teclados, comandos, telefones e telemóveis, o ideal é confirmar nas instruções se o fabricante sugere limpar com toalhetes humedecidos em desinfetante ou em álcool a 70º. Evite ao máximo partilhar a utilização destes gadgets, e se não for possível, desinfete-os antes e depois de cada utilização. O uso de uma capa lavável ou de uma simples película de plástico é uma excelente opção.

Anúncio

Para alcatifa, tapetes e cortinas, use produtos de limpeza ideais para estas superfícies. Depois de limpar, lave segundo as instruções do fabricante. Se possível, regule a água para temperatura mais elevada e seque completamente.

Para além de todas estas considerações, a DECO responde à pergunta mais frequente: quais são os melhores produtos de limpeza no combate ao coronavírus?

Comecemos então pela tradicional água com detergente.A ação mecânica da lavagem com água e detergente quebra a capa protetora do vírus, por isso seja enérgico nesta ação. “Esfregue como se tivesse material pegajoso na superfície e tivesse mesmo de removê-lo.” Enxague com água limpa, seque com um pano limpo. Utilize um diferente para cada zona da casa e depois deixe-o num recipiente com água e detergente durante algum tempo para destruir as partículas de vírus que possam ter sobrevivido.

Passamos depois para a lixívia. A Direção Geral de Sáude recomenda que utilize a solução de 1 medida de lixívia em 49 medidas de água para desinfetar. Use luvas, nunca misture com outras substâncias, sobretudo amoníaco, e não armazene a solução por mais do que um dia. Depois da utilização de água e detergente, seque a superfície, aplique esta solução e aguarde, no mínimo, 10 minutos antes de enxaguar e deixar secar ao ar, assegurando que ventila bem o espaço. Esta solução pode corroer o metal com o tempo. Não é recomendada para torneiras de aço inoxidável.

O álcool isopropílico ou isopropanol e as soluções com pelo menos 70% de álcool são eficazes contra o coronavírus em superfícies rígidas. Primeiro, limpe a superfície com água e detergente e enxague. Depois use um toalhete humedecido em álcool (não diluído) e deixe-o atuar na superfície durante pelo menos 30 segundos para desinfetar. O álcool é seguro para todas as superfícies, mas pode fazer perder a cor nalguns plásticos. E como preparar uma solução diluída de álcool? Se usa álcool que indica 96% no rótulo, o mais frequente nas farmácias e supermercados, deve diluir em água numa proporção de 7 partes de álcool para 3 de água.

Água oxigenada ou peróxido de hidrogénio é eficaz no combate do rinovírus, o vírus que provoca a constipação, dentro de 6 a 8 minutos após exposição. O rinovírus é mais difícil de destruir do que o coronavírus. Despeje-o não diluído num frasco de spray e pulverize a superfície a limpar. Deixe repousar durante pelo menos um minuto. Esta solução não é corrosiva. Pode usar em superfícies metálicas. Ideal para entrar em ranhuras de difícil acesso e pode espalhar sobre a área sem precisar de limpar.

E que produtos não devemos utilizar no combate a esta pandemia? A associação responde também essa pergunta.

Desinfetante manual caseiro, que apesar de inúmeras receitas milagrosas invadiram os sites e as redes sociais nos últimos dias, não é recomendado. Os consumidores desconhecem as proporções corretas e a internet não tem a resposta certa, apenas dá uma falsa sensação de segurança.Também circulam na net muitas receitas à base de vodka para travar o coronavírus. Estas bebidas não contêm álcool etílico suficiente para matar o coronavírus. Também o vinagre branco é muito popular online, mas não há provas de que seja eficaz contra o vírus.

Tratar da roupa

No que toca ao vestuário, a Organização Mundial da Saúde diz que “ainda não é claro durante quanto tempo o coronavírus permanece nestas superfícies, mas os estudos mais recentes apontam que possa persistir durante algumas horas ou mesmo até vários dias”. É crucial que tire os sapatos e mude de roupa para evitar a entrada dos germes em casa. Lave a roupa mais vezes do que faria num cenário habitual para impedir o vírus de se multiplique. Se não usar luvas, ao mexer em roupa suja, é essencial lavar as mãos no final.

Mais uma vez, não sacuda roupa suja dentro de casa. Enrole-a de dentro para fora, fazendo um embrulho, o que irá reduzir o risco da propagação do vírus pelo ar. Siga as instruções do fabricante da roupa na etiqueta, e se possível, escolha a temperatura da água mais elevada. O nosso corpo apresenta uma temperatura média de 37ºC, que é a condição ideal para a proliferação de vírus e bactérias. Por isso os habituais 30º não são suficientes no combate ao coronavírus. Aumente não só a temperatura de lavagem, mas também a frequência. Se tiver máquina de secar utilize-a durante 20 minutos para conseguir mais ação de calor e eliminar os germes.

Anúncio

Passar a ferro é um dos passos mais importantes na higienização da nossa roupa, pois a base do ferro pode atingir mais de 100ºC. Ao passar a roupa de uma pessoa infetada ou com sintomas de COVID-19, use a temperatura mais elevada possível. Nesta fase, pondere deixar de usar os tecidos mais delicados.

É imperativo que não se esqueça de limpar também a máquina de lavar a roupa. Deite um copo de vinagre branco diretamente no tambor e inicie um ciclo de lavagem a quente de pelo menos 60ºC. Repita a operação todos os meses para evitar a acumulação de detergente e impurezas na máquina. Poderá usar também um produto próprio para o tambor da máquina.

Use sempre a dose recomendada de detergente, porque detergente a mais pode ser contraproducente. O excesso de detergente pode deixar espuma na roupa e não permitir o enxaguamento completo. O mesmo pode acontecer com a máquina, que acumula restos de detergente não dissolvido.

Se tem algum residente infetado

Se algum dos residentes da casa onde mora está isolado por suspeita ou até mesmo por confirmação de COVID-19, há alguns cuidados extra que terá que tomar.

Mantenha o doente num quarto e casa de banho de uso exclusivo, se possível. Aqui, faça a limpeza com luvas para evitar o contacto desnecessário. Se não tiver outra casa de banho, deve ser a última pessoa a utilizá-la e deve limpar e desinfetar após cada utilização pela pessoa doente. Use luvas descartáveis para mexer em roupa suja do doente e troque-as em cada uso. Se usar luvas reutilizáveis, estas destinam-se apenas à limpeza e desinfeção de superfícies. Não pode usá-las para outras tarefas. Lave as mãos logo após remover as luvas.

Todos os resíduos produzidos pela pessoa em questão exigem um tratamento especial. Coloque um caixote do lixo de abertura não manual com saco de plástico no quarto ou sala onde a pessoa se encontra em quarentena ou isolamento. Todos os resíduos que esta pessoa produz devem ser colocados nesse contentor de uso exclusivo.

Estes resíduos não devem ser calcados, nem o saco apertado para sair o ar. O saco só deve ser cheio até dois terços da capacidade. Deve ser devidamente fechado com dois nós bem apertados, com atilho ou adesivo, e devem ser colocados dentro de um segundo saco, também este bem fechado.

Depois, deposite no contentor de resíduos indiferenciados. Não o pouse nem o encoste à roupa ou ao corpo e no final, lave as mãos.

Limpar o carro

Uma das maiores preocupações da população em geral é como limpar o automóvel sem estragar os materiais. A resposta dada pela DECO é simples.

“Se tem sintomas da doença ou transportou um passageiro suspeito de infeção, limpe as superfícies tocadas com frequência, incluindo volante, puxadores da porta, alavanca das mudanças, botões, ecrã tátil, comandos do limpa para-brisas e piscas, apoios de braços de porta e regulações dos bancos.”

Anúncio

As soluções que contêm pelo menos 70% de álcool são eficazes contra o coronavírus, logo poderá limpar o interior do seu carro maioritariamente com álcool isopropílico. Não use lixívia ou água oxigenada dentro do carro, pode danificar os estofos e evite também produtos à base de amoníaco no ecrã tátil: destroem o revestimento antirreflexo e de proteção.

Basta uma lavagem vigorosa com água e detergente suave para destruir o coronavírus. Esta combinação é a mais segura para o interior do seu carro, sobretudo tecidos e couro mais antigo que pode ter começado a rachar.

A maioria das peles e couros de imitação tem um revestimento de borracha para proteção. É seguro limpar com álcool, contudo ao fim de algum tempo poderá deixar marcas e fazer com que o os estofos percam a cor. Sabão em barra e água é o recomendado para limpar as manchas e sujidade do couro.

Se o carro tiver estofos em tecido, assim como faz com a roupa, não abuse da água nem do detergente. O excesso de espuma e consequente depósitos nas almofadas interiores pode resultar em cheiro a mofo e criar bolores e humidade.

Na limpeza das superfícies, use um pano de microfibras, que irá capturar e varrer as partículas de poeira e sujidade, antes de poderem riscar ou arranhar os plásticos delicados ou brilhantes.

Por último, não esquecer de lavar as mãos antes e depois de conduzir. Quando for atestar o carro de combustível, use um lenço ou guardanapo de papel para segurar na pistola da mangueira.

Leonor de Lemos/CV/com DecoProteste

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...