https://bit.ly/3llPPDx

https://muroplaco.pt/pt

Covid-19: ACES começa a vacinar, amanhã, utentes e profissionais dos lares do concelho de Santo Tirso

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Santo Tirso/Trofa começa a vacinar, amanhã, todos os utentes e profissionais dos lares do concelho tirsense, que cumprem as normas estabelecidas nesta primeira fase de vacinação contra a Covid-19.

Segundo Nuno Carvalho, diretor do ACES, o processo de vacinação começa esta terça-feira, na Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso, instituição que representa “cerca de 50 por cento” das pessoas – utentes e profissionais – que vão receber a vacina.

Para esta fase, o ACES recebeu “1400 vacinas”, que serão administradas em utentes e profissionais de 15 instituições, incluindo as que integram a Rede Nacional de Cuidados Continuados e uma que não tem concluído, ainda, o processo de licenciamento junto do Instituto de Segurança Social. O objetivo é ter todos os utentes e profissionais vacinados até ao fim da semana.

Neste momento, apenas uma instituição não integra este plano, por haver registo de casos Covid-19, tal como determinam as regras estabelecidas pelo Governo.

Uma vez que a situação epidemiológica melhorou, a Trofa, ao contrário que era expectável há duas semanas, deixou de figurar na lista de prioridades e ainda não recebeu vacinas para administrar nas seis instituições do concelho, no entanto, Nuno Carvalho acalenta a esperança de que “a ARS Norte faça chegar, durante a próxima semana, as cerca de 400 vacinas necessárias” para o efeito.

Também o processo de vacinação dos profissionais do ACES não está concluído. “Durante esta semana, devemos receber mais algumas doses que nos vão permitir fazer a vacinação dos 120 profissionais que identificamos como os que estariam mais sujeitos, tendo em conta o tipo de atividade que têm, e depois passaremos para os outros profissionais. Se tudo correr como pensamos, no final da próxima semana, estaremos em condições de ter vacinado todos os profissionais”.

Leia também...