Auto Soluções

Corta-mato juntou centenas de jovens das escolas de Santo Tirso 

 O Corta-Mato Concelhio Interescolas de Santo Tirso levou hoje centenas de jovens ao Parque Urbano Sara Moreira para um dia de competição. Promovendo o desporto e o convívio entre escolas, a prova com 31 anos de história premiou os melhores dos melhores. 

Cerca de 700 crianças e jovens das escolas públicas e privadas do concelho estiveram esta quarta-feira no Parque Urbano Sara Moreira para a fase concelhia do Corta-Mato. O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, deu o tiro de partida para uma manhã de competição interescolas. 

Selecionados pelos estabelecimentos de ensino, os jovens atletas concentraram-se ao início do dia para correr nos diferentes percursos traçados à junto o rio Ave. As distâncias das provas variam entre os 1 000 e os 3 500 metros, consoante os escalões. 

No final de cada prova, os três melhores classificados receberam medalhas, das mãos do presidente da Câmara Municipal, do presidente da Assembleia Municipal, Fernando Benjamim, e da vereadora do Desporto, Sara Moreira. 

“Incentivar e reconhecer o esforço destes jovens é saudável para motivar à prática desportiva”, afirmou Alberto Costa. “Faz, por isso, todo o sentido dar relevo a esta prova, que junta alunos das várias escolas do concelho, que assim têm também um dia de convívio diferente”, acrescentou. 

Nas provas dos Infantis A (nascidos entre 2012 e 2014), que correram 1 000 metros no Parque Urbano Sara Moreira, subiram ao pódio Emanuela Savignon, Nádia Fernandes e Mariana Oliveira, nos femininos; e Guilherme Ribeiro, Vicente Rompante e João Esteves, nos masculinos. 

O pódio dos Infantis B (2010/2011), que correram 1 500 metros, foi composto por Margarida Almeida, Constança Fernandes e Carlota Alves (femininos); e Afonso Martins, Guilherme Maia e Afonso Almeida (masculinos). 

Correndo 2 000 metros, pelos Iniciados Femininos (2008/2009), conquistaram os três primeiros lugares Mariana Paiva, Inês Ferreira e Margarida Freitas. No caso dos Iniciados Masculinos, numa prova com 2 500 metros de distância, subiram ao pódio Leonardo Salgado, Miguel Roriz e Rui Morais. 

Nascidos entre 2005 e 2007, subiram ao pódio dos Juvenis, após uma corrida de 2 500 metros para os femininos e 3 500 metros para os masculinos, Maria Castro, Alexia Costa e Luana Gouveia; e Jorge Cunha, João Alves e Lucas Alves, respetivamente. 

Por fim, também para os 3 500 metros, os Juniores Masculinos mais rápidos foram Francisco Silva, Gonçalo Araújo e João Quintão (nesta categoria, não houve atletas inscritas na competição feminina). 

Nas classificações por equipas, foi o Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques quem conseguiu levar mais coletivos ao pódio, sendo a melhor equipa classificada em cinco das nove provas realizadas esta quarta-feira. A classificação coletiva é atribuída, por escalão, com o somatório dos três melhores classificados de cada sexo. 

Há 31 anos que as crianças e jovens de Santo Tirso competem no Corta-Mato Concelhio Interescolas. Promovendo o desporto na escola e o convívio entre os alunos dos diferentes estabelecimentos de ensino, o Corta-Mato ajuda também a sublinhar a importância da atividade física desde cedo. 

Leia também...