quant
Fique ligado

Notícias

Copo Têxtil investiga sistema anti-roubo de carros através de reconhecimento inteligente de passageiros

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Num futuro não muito distante, os carros vão identificar logo quem se senta neles, na sequência de uma investigação conjunta do Centro de Ciência e Tecnologia Têxteis da Universidade do Minho(2C2T) e da Copo Têxtil, empresa de capitais espanhóis com fábrica em Santo Tirso.

Concebido para evitar roubos, este milagre do reconhecimento do ser humano pela máquina é conseguido através do cruzamento de várias informações – ritmo cardíaco, peso, maneira particular de sentar, etc – disponibilizadas por sensores colocados no tecido do assento. Sem o devido reconhecimento, o carro não arranca e fica imobilizado.

O 2C2T tem sido cada vez mais procurado por empresas que trabalham para o setor automóvel. Os airbags para os Audi autónomos, que está a desenvolver com os alemães da ZF, que têm fábrica em Ponte de Lima, são um dos cerca de 40 projetos, de dimensão e maturidade variadas, que o centro de i&d da Universidade do Minho tem em mãos.

Boa parte dos projetos nascem da procura por parte das empresas a braços com problemas que sozinhas não conseguem resolver. Quando a Somelos ficou alarmada com a elevada percentagem de defeito que estava a ter no fabrico de um fio elástico muito fino, revestido a algodão e com elastano e lycra dentro, foram ter com o 2C2T e em conjunto arranjaram uma solução que optimizou o processo de fabrico, reduzindo o desperdício e tornando-o energeticamente mais eficiente. Melhor era impossível.

“Mas não nos limitamos a esperar que nos venham pedir ajuda. Também somos proativos e propomos projetos às empresas”, explica Fernando Ferreira, o diretor do 2C2T, centro em que estão envolvidos cerca de um centena de investigadores (desde doutorados da casa até técnicos, passando por bolseiros e alunos de mestrado ou doutoramento) e que tem um orçamento anual na ordem dos dois milhões de euros.

Notícia do Jornal T

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...