quant
Fique ligado

Desporto

“Consórcio associativo” dá origem a competição supramunicipal

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Estão lançadas as bases para um “consórcio associativo” na região com a criação da Taça Intermunicipal MKA, em futsal. A competição, que foi apresentada publicamente no dia 12 de dezembro, em Famalicão, agrega a Associação de Futebol de Salão Amador de Vila Nova de Famalicão, a Associação de Futebol Popular da Trofa e o Concelhio de Santo Tirso, o que lhe confere o conceito supramunicipal, associando-se à marca de equipamentos e material desportivo MKA, que é o patrocinador principal.

Nesta fase experimental a Taça Intermunicipal abrange os escalões masculinos de seniores e de veteranos (entre Famalicão e Trofa) e o escalão de seniores femininos (entre Trofa e Santo Tirso).

No caso dos seniores e veteranos masculinos a prova têm acesso às provas as equipas que, na época anterior, ficarão nos primeiros quatro lugares nas competições internas de cada município. Nestes escalões, a Taça Intermunicipal desenrola-se por eliminatórias, a duas mãos.

A competição feminina desenrola-se em moldes diferentes, envolvendo todas as equipas de futsal feminino dos concelhos da Trofa e Santo Tirso. A prova inicia-se, assim, com uma fase regular de duas séries, a uma só volta, sendo os dois primeiros classificados de cada série a disputar as meias-finais.

A final de seniores e veteranos masculinos e seniores femininos acontecem no final da época desportiva, em meados de Maio e Junho. Esta época o jogo decisivo de cada escalão será disputado na Trofa, mas a ideia é alternar as finais pelos municípios envolvidos, uma vez que o projeto pretende ser alargado a outros municípios, nomeadamente Maia e Vila do Conde.

Além do troféu de campeão intermunicipal estará ainda em jogo outros prémios a divulgar oportunamente. Serão ainda atribuídos prémios individuais.

A apresentação da nova competição contou com a participação dos dirigentes das organizações concelhias (AFSA, AFPT e Concelhio de Santo Tirso), dos representantes de todas as equipas envolvidas, do Chefe de Divisão de Desporto na Câmara da Trofa, Artur Costa, e do vereador do Desporto na Câmara de Famalicão, Mário Passos.

Em representação do município da Trofa, Artur Costa felicitou o arrojo das associações para lançar um projeto desta envergadura, sublinhando a importância do futsal amador. “Está aqui a nascer um evento que vai dar muito que falar. É o primeiro passo de um projeto vencedor e estou certo que outros municípios a ele vão aderir”, frisou o chefe de Divisão do Desporto da autarquia trofense, notando que a verdadeira essência da modalidade não está na competição federada, mas nas provas amadoras. “Este evento vai fazer história, vai envolver mais associações e vai trazer mais competitividade. É uma das coisas mais arrojadas e interessantes que temos assistido e fico muito feliz por ver que as associações desportivas estão a derrubar as barreiras que ainda existem entre Santo Tirso e Trofa”, vincou Artur Costa.

O vereador do Desporto na Câmara de Famalicão, Mário Passos, considera que esta iniciativa vai contribuir para aumentar o número de praticantes de uma modalidade nos concelhos envolvidos. “Os campeonatos vão tornar-se mais interessantes, até do ponto de vista mediático e isso vai trazer mais pessoas para a prática desportiva”, vincou o autarca, enaltecendo o pioneirismo deste consórcio de associações desportivas.

“Não decidiram criar uma nova associação, nem contratar uma empresa para realizar esta prova. O que temos são três organismos, um de cada concelho, no futuro juntar-se-ão outros, envolvidos na construção de um projeto. Estamos perante um bom modelo até de gestão do território. É um consórcio associativo que nunca ouvi falar mas que aqui está a acontecer”, sustentou Mário Passos.
A Taça Intermunicipal arranca já no próximo sábado, com a 1.ª mão da 1.ª eliminatória dos seniores masculinos. O sorteio ditou os seguintes confrontos: Paradela-Aderm; Cajada-Acrabe; Team Lantemil-Pedome; e Castelões-Maganha. A segunda mão é a 29 de dezembro.
Os veteranos jogam a 1.ª mão a 4 de janeiro de 2019 com os seguintes jogos: (Famalicão: Covense, Grac, S. Mateus e Flor do Monte; Trofa: Team Lantemil, Coronado, S. Romão e Acrabe). A segunda mão dos veteranos é a 22 de fevereiro.

Anúncio

Já as datas da competição feminina (Santo Tirso: Castrinhos, Areal, Rebordões FC, Lama, Tarrio e Rancho Rebordões; Trofa: Coronado, Guidões, Asas, Acrabe, Inter Milheirós e S. Mamede) ainda estão a ser alinhadas

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...