Santo Tirso
Conhecidos os vencedores dos Dias das Camélias
Com espécies de lugares tão longínquos como a Nova Zelândia, ou tão próximos como as quintas de Santo Tirso, o concurso dos Dias da Camélia levou ao claustro da Escola Agrícola o melhor da beleza e graciosidade desta flor de inverno.
Com espécies de lugares tão longínquos como a Nova Zelândia, ou tão próximos como as quintas de Santo Tirso, o concurso dos Dias da Camélia levou ao claustro da Escola Agrícola o melhor da beleza e graciosidade desta flor de inverno. Com arranjos florais criativos, os expositores que neste fim de semana estão a mostrar o melhor das suas coleções ficaram neste sábado a saber a avaliação dos jurados.
Na categoria do Prémio Lote de Flores foram distinguidos Cândido Cruz (camélia japónica de flor vermelha), Quinta de Beire (camélia japónica de flor branca), Casa de Dinis (camélia japónica de cor rosada), José Manuel Queijo Barbosa (camélia japónica de cor rajada), Viveiro das Camélias (camellia reticulata) e Casa do Casal (outras espécies ou híbridos do género camellia).
Distinguindo a criatividade, o prémio Arte em Flor foi para Maria de Fátima Martins (1.º prémio), Solar do Burguês (2.º prémio) e Mário Rocha (3.º prémio), com menção honrosa para a Quinta da Picaria.
O Viveiro Mário Mota recebeu o troféu de Melhor Camélia de Origem Portuguesa e a Quinta da Amazónia arrecadou o Troféu José Gil.
Além dos prémios para as plantas naturais, também a Ode à Camélia distinguiu as melhores criações inspiradas na flor — mas materializadas através do papel com origami. O Centro Social de São Rosendo foi aquele que o Município decidiu distinguir, com uma menção honrosa, entregue pela vereadora da Cultura e do Turismo, Ana Maria Ferreira, no salão nobre da Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento.
Promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso em parceria com a Associação Portuguesa das Camélias, o programa dos Dias da Camélia tem, este ano, como principal novidade as sessões de “show cooking”. Na tarde de sábado com a chef Ana Neves (Alfazema Santo Tirso) e no domingo com os chefs Júlia Tatarskaia (11h00) e Alexandra Cruz e Pedro Almeida (Casa de São Bento), a partir das 16h00.
Para além da mostra e concurso de camélias, decorre ainda o Bazar D’Inverno – exclusivo para venda de plantas, inclusive camélias e a já habitual prova de vinho e licores no Salão Bel’Vinho, bem como o Momento do Vinho, com André Festas, do bar Cor d’Vinho.
Com esta iniciativa a olhar para a natureza, “conseguimos que os tirsenses gostem cada vez mais do seu património, dos parques aos percursos pedestres”, disse Ana Maria Ferreira. Simultaneamente, “também proporciona que quem vem de fora tenha oportunidade de conhecer esse património e, uma vez que a Escola Agrícola está inserida numa ala do Mosteiro de São Bento, conheça este monumento, bem como os nossos museus”, acrescentou. Além disso, “quem vem cá, não esquece o jesuíta”, realçou, perante um espaço que se encheu para conhecer as camélias.
lifestyle
Podcast: Prazeres Interrompidos (episódio 56)
Ouça, enquanto toma café, e conheça este livro sugerido por Octávio Nuno.
O Jornal do Ave, em parceria com o tirsense Octávio Nuno, dá a conhecer o podcast “Prazeres Interrompidos”, um projeto de promoção da leitura para todos os públicos.
Neste episódio, é apresentado “The Invention of Power”, de Bruce Bueno de Mesquita.
Outras ligações para Prazeres Interrompidos
https://prazeresinterrompidos-1.start.page
Podcast Prazeres Interrompidos
“Livros como gelados e amores de verão / Em cada episódio, uma aventura. / Aperte o cinto, e deixe que a brisa do mar lhe tolde os sentidos”. São estas as frases que, para Octávio Nuno, mais bem contextualizam o podcast que criou em julho de 2022.
Ávido leitor desde criança, Octávio Nuno apanhou o gosto influenciado pelo avô, que “tinha alguns livros lá em casa”.
“Quero pensar que o meu podcast não é sobre livros. Que é, antes, sobre a vida, porque os autores escrevem, afinal, sobre o que é isto de existir. Por isso, falo sobre o amor, o desamor, o sofrimento e o desencontro, a felicidade e as paixões… ou seja, no fundo, é a vida num minuto”, descreve, sem deixar de revelar que o desejo maior é “dar aos outros um pouco” do seu “amor pelos livros”.
Um minuto é o tempo que, em média, dura um episódio de “Prazeres Interrompidos”, caracterizado por um texto temperado com “uma pitada de humor e ironia”.
Santo Tirso
Apresentada imagem da mobilidade metropolitana que passará em Santo Tirso e Trofa
Foi apresentada, esta sexta-feira, nas instalações da Área Metropolitana do Porto (AMP), a marca dos transportes públicos que vai servir os 17 Municípios, nos quais se inclui Santo Tirso e Trofa.
A marca “UNIR” pretende “resolver, em definitivo, a falta de uma rede de transportes públicos que ligue, de forma eficiente com horários ajustados e em preços acessíveis, os residentes e turistas da zona norte do País”.
Santo Tirso faz parte do Lote Norte Nascente, com Valongo, Paredes e Gondomar, enquanto a Trofa está incluída no lote Norte Centro, juntamente com a Maia e Matosinhos.
-
Edição Papel2 dias atrás
Edição 248 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso6 dias atrás
Acidente grave na A3
-
Santo Tirso1 semana atrás
Três tirsenses do CENFIM medalhados no Campeonato Nacional das Profissões
-
Desporto2 semanas atrás
Acidente no rali em Fafe leva Armindo Araújo ao hospital
-
Notícias1 semana atrás
Santo Tirso: Detido por tráfico de droga
-
Santo Tirso2 dias atrás
Garcia Garcia patrocina floresta nativa em Santo Tirso
-
lifestyle4 dias atrás
Pingo Doce de Vila das Aves reabre com nova imagem
-
lifestyle1 semana atrás
Podcast: Prazeres Interrompidos (episódio 52)