quant
Fique ligado

Santo Tirso

Confeitaria Algarve vence Concurso Pudim Condessa Aldara

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Oito gemas, 400 mililitros de açúcar, meio litro de água, uma colherzinha de Licor de Singeverga e outra de mel, uma pitadinha de canela, caramelo na forma e vai a cozer. Esta é a receita da proposta vencedora do Concurso Pudim Condessa Aldara, que será a sobremesa oficial dos Fins de Semana Gastronómicos de Santo Tirso, a 20, 21 e 22 de abril.

Promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso, em parceria com a Entidade Regional do Turismo Porto e Norte, o concurso tinha como objetivo a “criação de um novo produto gastronómico no concelho”. Vinte e oito propostas foram apresentadas numa prova cega, que decorreu na tarde de terça-feira, 6 de março, na Quinta de Fora, das quais o júri elegeu, numa primeira fase, sete pudins e, depois, consagrou o pudim da Confeitaria Algarve.
António Miranda, proprietário da Confeitaria Algarve, afirmou que “depositou a confiança” naquilo que “sabem fazer”, tendo desafiado a funcionária Laurinda Gonçalves a “fazer o pudim à sua maneira e que melhor servisse o produto de Santo Tirso”. Laurinda Gonçalves declarou que a receita “é muito fácil”, tendo “apostado nos elementos da terra”, como o Licor de Singeverga e o mel de Santo Tirso. Mas “o segredinho dos deuses” é a canela, que “tira um bocadinho o sabor do licor e do mel”. “Este pudim tem um bocadinho de sabedoria, que é fazer o ponto do açúcar. E é um pudim que se pode vender com um bocadinho mais de espaço nos restaurantes, porque não se estraga”, completou.
O pudim, agora denominado de Condessa Aldara, já pode ser encontrado na Confeitaria Algarve. António Miranda quer “divulgá-lo com a melhor precisão e, depois, no decorrer dos tempos”, espera “comercializá-lo para fora”.
O júri foi composto por Isabel Castro (diretora do departamento operacional do Turismo do Porto e Norte de Portugal), Miguel Cerqueira Correia (Grão-Mestre da Confraria do Vinho Verde), e os chefes Miguel Oliveira (pudim abade de priscos “Viva o Rei”), Miguel Cizeron (Club House Vale Pisão), António Loureiro (Cozinha) e Renato Cunha (Ferrugem).
Miguel Oliveira, conhecido como o rei dos pudins, afirmou que o produto vencedor apresentou “uma receita muito bem elaborada”, tendo “dois produtos magníficos” que se salientaram – Licor de Singeverga e o mel – e que fizeram “a diferença”, tendo sido “a razão” para ser um “justo vencedor”. O chefe referiu que foi “muito difícil” avaliar 28 pudins, mas, “ao mesmo tempo, foi muito enriquecedor”, tendo existido “três fatores fundamentais na avaliação”, a textura, a aparência e o sabor.

A gastronomia como desenvolvimento do concelho

O nome do pudim – Condessa Aldara -, adiantou fonte do Município, surge da “carismática figura histórica do concelho, mãe de São Rosendo e ‘benemérita’ do Mosteiro de São Bento”. Neste concurso podiam participar confeitarias, pastelarias e padarias, restaurantes e similares, estabelecimentos de ensino desta área específica, pasteleiros, padeiros ou autodidatas, desde que residentes no município.
Para Joaquim Couto, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, foi “importante a iniciativa, a participação de pessoas e de pequenas e microempresas, a promoção do turismo através da gastronomia e a necessidade que todos sentem de introduzir melhoramentos, inovar e ser proativo no turismo em geral”. “Procuramos fazer do turismo uma parte importante do nosso desenvolvimento, a par do desporto ao ar livre e da cultura. Obviamente que com o aparecimento do Pudim Condessa Aldara, é expectável que muitas pessoas venham a experimentá-lo e que outros restaurantes e outras partes do território o façam e o ponham à disposição da gastronomia”.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...