Santo Tirso
Confeitaria Algarve vence Concurso Pudim Condessa Aldara
Oito gemas, 400 mililitros de açúcar, meio litro de água, uma colherzinha de Licor de Singeverga e outra de mel, uma pitadinha de canela, caramelo na forma e vai a cozer. Esta é a receita da proposta vencedora do Concurso Pudim Condessa Aldara, que será a sobremesa oficial dos Fins de Semana Gastronómicos de Santo Tirso, a 20, 21 e 22 de abril.
Promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso, em parceria com a Entidade Regional do Turismo Porto e Norte, o concurso tinha como objetivo a “criação de um novo produto gastronómico no concelho”. Vinte e oito propostas foram apresentadas numa prova cega, que decorreu na tarde de terça-feira, 6 de março, na Quinta de Fora, das quais o júri elegeu, numa primeira fase, sete pudins e, depois, consagrou o pudim da Confeitaria Algarve.
António Miranda, proprietário da Confeitaria Algarve, afirmou que “depositou a confiança” naquilo que “sabem fazer”, tendo desafiado a funcionária Laurinda Gonçalves a “fazer o pudim à sua maneira e que melhor servisse o produto de Santo Tirso”. Laurinda Gonçalves declarou que a receita “é muito fácil”, tendo “apostado nos elementos da terra”, como o Licor de Singeverga e o mel de Santo Tirso. Mas “o segredinho dos deuses” é a canela, que “tira um bocadinho o sabor do licor e do mel”. “Este pudim tem um bocadinho de sabedoria, que é fazer o ponto do açúcar. E é um pudim que se pode vender com um bocadinho mais de espaço nos restaurantes, porque não se estraga”, completou.
O pudim, agora denominado de Condessa Aldara, já pode ser encontrado na Confeitaria Algarve. António Miranda quer “divulgá-lo com a melhor precisão e, depois, no decorrer dos tempos”, espera “comercializá-lo para fora”.
O júri foi composto por Isabel Castro (diretora do departamento operacional do Turismo do Porto e Norte de Portugal), Miguel Cerqueira Correia (Grão-Mestre da Confraria do Vinho Verde), e os chefes Miguel Oliveira (pudim abade de priscos “Viva o Rei”), Miguel Cizeron (Club House Vale Pisão), António Loureiro (Cozinha) e Renato Cunha (Ferrugem).
Miguel Oliveira, conhecido como o rei dos pudins, afirmou que o produto vencedor apresentou “uma receita muito bem elaborada”, tendo “dois produtos magníficos” que se salientaram – Licor de Singeverga e o mel – e que fizeram “a diferença”, tendo sido “a razão” para ser um “justo vencedor”. O chefe referiu que foi “muito difícil” avaliar 28 pudins, mas, “ao mesmo tempo, foi muito enriquecedor”, tendo existido “três fatores fundamentais na avaliação”, a textura, a aparência e o sabor.
A gastronomia como desenvolvimento do concelho
O nome do pudim – Condessa Aldara -, adiantou fonte do Município, surge da “carismática figura histórica do concelho, mãe de São Rosendo e ‘benemérita’ do Mosteiro de São Bento”. Neste concurso podiam participar confeitarias, pastelarias e padarias, restaurantes e similares, estabelecimentos de ensino desta área específica, pasteleiros, padeiros ou autodidatas, desde que residentes no município.
Para Joaquim Couto, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, foi “importante a iniciativa, a participação de pessoas e de pequenas e microempresas, a promoção do turismo através da gastronomia e a necessidade que todos sentem de introduzir melhoramentos, inovar e ser proativo no turismo em geral”. “Procuramos fazer do turismo uma parte importante do nosso desenvolvimento, a par do desporto ao ar livre e da cultura. Obviamente que com o aparecimento do Pudim Condessa Aldara, é expectável que muitas pessoas venham a experimentá-lo e que outros restaurantes e outras partes do território o façam e o ponham à disposição da gastronomia”.
lifestyle
Podcast: Prazeres Interrompidos (episódio 56)
Ouça, enquanto toma café, e conheça este livro sugerido por Octávio Nuno.
O Jornal do Ave, em parceria com o tirsense Octávio Nuno, dá a conhecer o podcast “Prazeres Interrompidos”, um projeto de promoção da leitura para todos os públicos.
Neste episódio, é apresentado “The Invention of Power”, de Bruce Bueno de Mesquita.
Outras ligações para Prazeres Interrompidos
https://prazeresinterrompidos-1.start.page
Podcast Prazeres Interrompidos
“Livros como gelados e amores de verão / Em cada episódio, uma aventura. / Aperte o cinto, e deixe que a brisa do mar lhe tolde os sentidos”. São estas as frases que, para Octávio Nuno, mais bem contextualizam o podcast que criou em julho de 2022.
Ávido leitor desde criança, Octávio Nuno apanhou o gosto influenciado pelo avô, que “tinha alguns livros lá em casa”.
“Quero pensar que o meu podcast não é sobre livros. Que é, antes, sobre a vida, porque os autores escrevem, afinal, sobre o que é isto de existir. Por isso, falo sobre o amor, o desamor, o sofrimento e o desencontro, a felicidade e as paixões… ou seja, no fundo, é a vida num minuto”, descreve, sem deixar de revelar que o desejo maior é “dar aos outros um pouco” do seu “amor pelos livros”.
Um minuto é o tempo que, em média, dura um episódio de “Prazeres Interrompidos”, caracterizado por um texto temperado com “uma pitada de humor e ironia”.
Santo Tirso
Apresentada imagem da mobilidade metropolitana que passará em Santo Tirso e Trofa
Foi apresentada, esta sexta-feira, nas instalações da Área Metropolitana do Porto (AMP), a marca dos transportes públicos que vai servir os 17 Municípios, nos quais se inclui Santo Tirso e Trofa.
A marca “UNIR” pretende “resolver, em definitivo, a falta de uma rede de transportes públicos que ligue, de forma eficiente com horários ajustados e em preços acessíveis, os residentes e turistas da zona norte do País”.
Santo Tirso faz parte do Lote Norte Nascente, com Valongo, Paredes e Gondomar, enquanto a Trofa está incluída no lote Norte Centro, juntamente com a Maia e Matosinhos.
-
Edição Papel2 dias atrás
Edição 248 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso6 dias atrás
Acidente grave na A3
-
Santo Tirso1 semana atrás
Três tirsenses do CENFIM medalhados no Campeonato Nacional das Profissões
-
Desporto2 semanas atrás
Acidente no rali em Fafe leva Armindo Araújo ao hospital
-
Notícias1 semana atrás
Santo Tirso: Detido por tráfico de droga
-
Santo Tirso2 dias atrás
Garcia Garcia patrocina floresta nativa em Santo Tirso
-
lifestyle4 dias atrás
Pingo Doce de Vila das Aves reabre com nova imagem
-
Santo Tirso1 dia atrás
PRR aprova 357 milhões de euros em projetos em Santo Tirso