quant
Fique ligado

lifestyle

Como a Hipoteca Pode Melhorar o Seu Crédito Consolidado

Avatar

Publicado

em

Publicidade

___________

Numa altura em que as despesas não param de aumentar, muitas são as dicas para ter mais folga no final do mês. Um dos grandes trunfos para poupar é a consolidação de créditos, uma opção cada vez mais procurada pelos consumidores.

No entanto, na hora de avançar, existem algumas dúvidas que são importantes esclarecer: crédito consolidado com hipoteca ou sem hipoteca? Quais as vantagens e a melhor opção?

Se este é um tema que lhe interessa, (des)aperte o cinto, porque vamos explicar-lhe tudo.

O que é um crédito consolidado?

Esta é a primeira grande questão a responder. Afinal, se quer considerar esta opção, é importante saber do que se trata.

O crédito consolidado é uma solução que vem dar resposta a diferentes créditos em simultâneo: o crédito habitação, automóvel, as dívidas do cartão de crédito… Perante um cenário destes, tem a possibilidade de juntar todos os créditos num só. É disto que se trata.

Com isto, vai, não só, ter um maior controlo sobre as suas finanças, não se perdendo em várias mensalidades que tem de pagar, mas também beneficiar de melhores condições.

E é precisamente nas condições que reside a grande diferença entre um crédito consolidado com ou sem hipoteca.

Crédito consolidado: com hipoteca e sem hipoteca

Hipoteca. Este já será um termo que não precisa de muita explicação. Quando aplicado à consolidação de crédito, trata-se do uso de um bem imóvel como garantia de um empréstimo. Este imóvel pode ser a habitação própria, secundária ou de um familiar.

Ora, como já percebeu, crédito consolidado sem hipoteca significa que não dá à entidade bancária nenhuma garantia caso entre em incumprimento. Porque é mesmo disso que se trata uma hipoteca: a garantia do banco que, caso não sejam cumpridas as obrigações, é ressarcido por outra via.

Anúncio

A existência, ou não, de uma garantia tem impacto nas condições de que vai beneficiar no momento de consolidar um crédito. Ao optar por uma solução sem hipoteca, significa mais risco para a outra parte. É perante isto que surgem as vantagens e desvantagens de uma e outra opção.

Quais as vantagens de um crédito consolidado com hipoteca?

Já vimos que o risco tem um papel importante nas condições que vai conseguir obter. Não existindo uma garantia, a entidade bancária tem de se proteger, penalizando-o. Assim sendo, são estas as principais vantagens de associar uma hipoteca à consolidação do seu crédito:

  1. Maior probabilidade de aprovação: havendo um menor risco em caso de incumprimento para o banco, menos receio existe de aceitar a consolidação pretendida. Assim, maiores são as suas probabilidades de ver o seu pedido aceite.
  2. Redução das taxas de juro: o risco. Se ele é mais baixo, mais baixas serão as taxas de juro que irá pagar. Por isso, também aqui terá vantagens das quais pode beneficiar. Prestações mais suaves e mais dinheiro ao final do mês.
  3. Aumento dos prazos: no seguimento do ponto anterior, vai também conseguir acesso a prazos mais alargados para cumprir com as suas obrigações, resultando, também por esta via, numa maior redução das suas prestações mensais. Somados, estes dois, representam um importante contributo na sua taxa de esforço.
  4. Pagamento mais simples: ao concentrar todos os seus crédito num único, para além das vantagens acima, conseguirá gerir de forma mais eficaz o seu orçamento pessoal. Dispensa assim, os pagamentos e burocracias com diferentes entidades.

Perante estas vantagens talvez esta opção se torne a opção mais correta, mas saiba que também tem alguns senãos.

Quais as desvantagens de um crédito consolidado com hipoteca?

Embora os “prós” possam superar os “contras”, existem alguns que devem ser considerados. Para além do oposto de todas as vantagens (menor probabilidade de aprovação, maiores taxas de juro e menores prazos), destacamos dois:

  1. Possibilidade de perder a casa: Esta é a frase que assusta qualquer pessoa. Mas é o que acontece se não cumprir com os pagamentos do crédito consolidado com hipoteca. O banco vai fazer valer-se da sua garantia.
  2. Tentação de recorrer a novos créditos: por vezes, quando temos pouco controlo sobre a gestão do nosso orçamento, com um dos nossos problemas resolvido, podemos cair na tentação de contrair novo crédito. Mas esta não será a melhor solução.

Quando deve optar por um crédito consolidado com hipoteca?

É com esta pergunta que concluímos a nossa análise. Depois de explicarmos do que se trata, quais as vantagens e desvantagens, é chegado o momento de pesar ambos os cenários e avaliar quando devemos optar por um crédito consolidado com hipoteca.

De uma forma geral, associar uma hipoteca é a opção mais vantajosa. Os benefícios comprovam-no, principalmente quando quer obter as melhores condições possíveis. Por isso, se a sua preocupação é aumentar o seu dinheiro disponível, consideravelmente, esta deverá ser a sua decisão.

Pode ler também...