quant
Fique ligado

Santo Tirso

Com os oleões, Santo Tirso poupou ao ambiente 84 toneladas de dióxido de carbono

Santo Tirso está entre os dez concelhos que mais emissões de dióxido de carbono evitam à atmosfera devido à transformação dos óleos alimentares usados (OAU) em biocombustível.

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Santo Tirso está entre os dez concelhos que mais emissões de dióxido de carbono evitam à atmosfera devido à transformação dos óleos alimentares usados (OAU) em biocombustível. A conclusão é da Hardlevel, operadora de recolha, gestão e reciclagem de OAU.

Em comunicado, a empresa refere que o município tirsense, com 27 oleões desde junho de 2019 evitou que 84 toneladas de dióxido de carbono fosse emitidas para a atmosfera, surgindo no 9.º lugar da lista divulgada, cuja liderança é ocupada pelo Seixal, com 393 toneladas de CO2 poupados ao ambiente em quatro anos. O top 3 completa-se com Loures (poupança de 349 toneladas de CO2) e Lisboa (309 toneladas de CO2 não emitidas para a atmosfera). Seguem-se Almada, Aveiro, Mafra, Viseu, Lourinhã, Santo Tirso e Figueira da Foz.

“Somados os esforços destes 10 municípios, eles representam um total de 1940 toneladas de CO2 cuja emissão se conseguiu evitar para o meio ambiente”, acrescentou a Hardlevel, que dá conta que, em oito anos de atividade, evitou a propagação de “1.139.536 toneladas de dióxido de carbono”.

Pode ler também...