Close-Up regressa este fim de semana à Casa das Artes

Neste novo ano, o cinema vai continuar a ser uma das grandes apostas da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. Depois da sua estreia em outubro, o Close-Up – Observatório de Cinema regressa agora à programação mensal do espaço cultural famalicense, numa versão mais curta, mas não menos interessante.
Uma sessão dupla comentada e dedicada a um dos novos grandes nomes do cinema brasileiro – Gabriel Mascaro – é o grande destaque desta primeira “réplica” do Observatório de Cinema, que se realiza já neste fim-de-semana, nos dias 13 e 14 de janeiro.
“Um Lugar ao Sol” e “Doméstica” são os dois documentários do cineasta pernambucano escolhidos para serem exibidos esta sexta-feira à noite.
Realizado em 2009, “Um Lugar ao Sol” aborda o universo dos moradores de coberturas de prédio das cidades de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo e através dos depoimentos recolhidos, suscita o debate sobre desejo, visibilidade, insegurança, estatuto e poder, e constrói um discurso sensorial sobre o paradigma arquitetónico e social brasileiro. Já o documentário “Doméstica” nasceu da vontade de sete adolescentes registarem, durante uma semana, o dia-a-dia da sua empregada. O filme, realizado em 2012, lança um olhar contemporâneo sobre o trabalho doméstico no ambiente familiar, transformando-se num potente ensaio sobre afeto e trabalho.
No segundo dia do certame destaque para a exibição do filme “A Toca do Lobo”, a partir das 21h45. Um documentário que abre as portas secretas da vida do escritor Tomaz de Figueiredo, através do olhar da sua neta, a cineasta Catarina Mourão, presença confirmada na sessão de sábado.
Refira-se que esta primeira réplica do Close-Up incluirá também duas sessões para as escolas, com uma extensão do Cinanima (na sua 40.ª edição) para o pré-escolar e 1.º ciclo e a exibição de “The Kid”, um incontornável filme de Chaplin, para os alunos do 2.º e 3.º ciclos.
A entrada nas sessões do Close-Up têm o custo de 2 euros, reduzindo para metade para portadores do Cartão Quadrilátero Cultural. Para estudantes, seniores e associados de cineclubes a iniciativa é gratuita.

Mais informações em www.casadasartes.org ou em www.closeup.pt.

PROGRAMA

13 de janeiro | 10h00 – Extensão da 40.ª edição do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho – sessão para escolas

13 de janeiro | 15h00 – “The Kid” (O Garoto) de Charlie Chaplin – sessão para escolas

13 de janeiro | 21h45 – “Um Lugar ao Sol” + “Doméstica” de Gabriel Mascaro

14 de janeiro |21h45 – “A Toca do Lobo” de Catarina Mourão

 

Nota de imprensa da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão

Notícias relacionadas...

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência mais personalizada. Ao navegar está a permitir a sua utilização