quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Close-Up regressa este fim de semana à Casa das Artes

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Neste novo ano, o cinema vai continuar a ser uma das grandes apostas da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. Depois da sua estreia em outubro, o Close-Up – Observatório de Cinema regressa agora à programação mensal do espaço cultural famalicense, numa versão mais curta, mas não menos interessante.
Uma sessão dupla comentada e dedicada a um dos novos grandes nomes do cinema brasileiro – Gabriel Mascaro – é o grande destaque desta primeira “réplica” do Observatório de Cinema, que se realiza já neste fim-de-semana, nos dias 13 e 14 de janeiro.
“Um Lugar ao Sol” e “Doméstica” são os dois documentários do cineasta pernambucano escolhidos para serem exibidos esta sexta-feira à noite.
Realizado em 2009, “Um Lugar ao Sol” aborda o universo dos moradores de coberturas de prédio das cidades de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo e através dos depoimentos recolhidos, suscita o debate sobre desejo, visibilidade, insegurança, estatuto e poder, e constrói um discurso sensorial sobre o paradigma arquitetónico e social brasileiro. Já o documentário “Doméstica” nasceu da vontade de sete adolescentes registarem, durante uma semana, o dia-a-dia da sua empregada. O filme, realizado em 2012, lança um olhar contemporâneo sobre o trabalho doméstico no ambiente familiar, transformando-se num potente ensaio sobre afeto e trabalho.
No segundo dia do certame destaque para a exibição do filme “A Toca do Lobo”, a partir das 21h45. Um documentário que abre as portas secretas da vida do escritor Tomaz de Figueiredo, através do olhar da sua neta, a cineasta Catarina Mourão, presença confirmada na sessão de sábado.
Refira-se que esta primeira réplica do Close-Up incluirá também duas sessões para as escolas, com uma extensão do Cinanima (na sua 40.ª edição) para o pré-escolar e 1.º ciclo e a exibição de “The Kid”, um incontornável filme de Chaplin, para os alunos do 2.º e 3.º ciclos.
A entrada nas sessões do Close-Up têm o custo de 2 euros, reduzindo para metade para portadores do Cartão Quadrilátero Cultural. Para estudantes, seniores e associados de cineclubes a iniciativa é gratuita.

Mais informações em www.casadasartes.org ou em www.closeup.pt.

PROGRAMA

13 de janeiro | 10h00 – Extensão da 40.ª edição do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho – sessão para escolas

13 de janeiro | 15h00 – “The Kid” (O Garoto) de Charlie Chaplin – sessão para escolas

13 de janeiro | 21h45 – “Um Lugar ao Sol” + “Doméstica” de Gabriel Mascaro

14 de janeiro |21h45 – “A Toca do Lobo” de Catarina Mourão

 

Nota de imprensa da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...