quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Cinco dias para foliar no Carnaval de Famalicão

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Não há noite de Carnaval como a de Vila Nova de Famalicão. A sua fama já atravessou as fronteiras e chega cada vez mais longe. Por isso, não é de estranhar que, de ano para ano, sejam cada vez mais os foliões que escolhem a cidade para se divertirem e darem largas à imaginação.

A noite de segunda para terça-feira de Carnaval é o ponto alto da folia, mas a festa arranca três dias antes, na sexta-feira, 1 de março, com as crianças das escolas do concelho a desfilar pelas ruas da cidade, a partir das 14h30, num cortejo infantil, carregado de cor, criatividade e muita alegria.

No sábado há Baile de Máscaras em Delães, a partir das 20h00, e no domingo, a folia atravessa todo o concelho. Enquanto na Devesa, as famílias participam no workshop “eco-máscaras” a partir das 15h00, em Arnoso Santa Eulália mostra-se as máscaras no 35.º desfile de Carnaval da freguesia. Em Riba de Ave, festeja-se com o V Circuito de foliões a percorrer a vila, e em Ribeirão sai às ruas o 15.º desfile de Carnaval. Todas as iniciativas arrancam pelas 14h30.

Na segunda-feira de Carnaval a cidade agita-se a partir das 14h00, com os seniores a mostrarem o que valem no Pavilhão Municipal. Alegria, convívio, boa-disposição e muita brincadeira marcam habitualmente o Carnaval sénior.

À noite, o programa já é sobejamente conhecido. Sem hora, nem lugar marcado, mas com a garantia que a festa será de arromba. A animação fica a cargo dos milhares de foliões que serão acompanhados pela banda Famashow. Destaque ainda para o Desfile e Concurso de Mascarados, a partir das 22h30.

No dia de Carnaval, 5 de março, há desfile de mascarados em Delães e em Fradelos. A encerrar as festividades, à noite entre as 22h00 e as 24h00, realiza-se a já tradicional Queima dos Galheiros, em vários locais da freguesia de Fradelos. A tradição – que consiste em amontoar numa fogueira os restos das sementeiras, os galhos velhos das árvores e o silvado, colocando no topo um boneco a quem se chama entrudo e pegando-se fogo – assinala, assim, o final das festividades carnavalescas e o início da quaresma pascal. 

A contribuir para todo o ambiente de folia carnavalesca, decorre paralelamente o V Concurso de Montras de Carnaval em várias freguesias do concelho. Este ano, há ainda uma novidade gastronómica a acompanhar os festejos, trata-se da iniciativa Dias à Mesa, que durante o Carnavalirá promover o Cozido à Portuguesa, em vários restaurantes do concelho.

Veja o video de 2018

blob:https://www.facebook.com/0ab25e10-077f-40bb-af94-25888450535f
Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...