quant
Fique ligado

Notícias

“Chinfrim” traz colorido juvenil aos jardins da Fábrica do Rio Vizela

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Na tarde deste domingo, 8 de julho, os jardins da Fábrica do Rio Vizela, na freguesia de Vila das Aves, concelho de Santo Tirso, vão receber a segunda edição do “Chinfrim”, evento dedicado aos mais pequenos que promete muita cor e animação com oficinas artísticas e jogos tradicionais para todos os gostos. Às 18 horas sobem ao palco os “Birds Are Indie” para fechar a tarde em beleza. O “Chinfrim” é organizado pela “Alarido – Associação Cultural”.

Sofia Ferreira, uma das responsáveis pela organização do evento, explica que “para além de ser uma tarde inteiramente dedicada às crianças e aos seus interesses”, pretendem “proporcionar contacto com a natureza, artistas plásticos e com a Fábrica do Rio Vizela, importante” para a região.
Daniel Leal Machado, presidente da “Alarido”, assinala que “depois do sucesso do ano transato e do feedback positivo por parte dos pais, avós e familiares que acompanharam as suas crianças ao evento”, este ano a associação decidiu alargar o evento, “não só para crianças mas para toda a família”.

O programa para a tarde de domingo, 8 de julho, inicia-se pelas 15 horas com a presença das melhores oficinas artísticas e realização de jogos tradicionais que se prolongam pela tarde dentro. Os mais pequenos podem usufruir das oficinas “Cartas de Bichos” e “Mutantes do Pântano” organizadas pela Casa da Imagem, que vão trabalhar a imaginação do fantástico e do inesperado através do desenho e do barro, respetivamente. Nas “Caras e Caretas” a expressão artística vai ser estimulada pelo atelier Claraboia desenvolvido pela artista Catarina Claro através da realização de retratos.

Segundo Sofia Ferreira, para este ano a organização decidiu “investir nas oficinas ligadas às expressões artísticas”, da responsabilidade de artistas “com reconhecimento na área do trabalho com crianças como são a Casa da Imagem e a Claraboia, ambos com ateliers na cidade do Porto”. Novidade da 2.ª edição é a oficina de Yoga para crianças que, como diz Sofia Ferreira, pretende funcionar como um “oásis no meio de toda a agitação”.

Em linha com o que sucedeu em 2017, entre as oficinas vão funcionar os jogos tradicionais com a aposta na caça ao tesouro e a natural presença das pinturas faciais “que são o deleite de todas as crianças”.

A fechar a tarde, pelas 18 horas sobem ao palco os “Birds Are Indie” para um concerto em formato lazy session com o sol baixo como pano de fundo, prometem conquistar o coração da assistência “com as suas doces canções.” A banda de Coimbra traz na bagagem um novo albúm de originais, “Local Affairs”, e uma discografia recheada compilada em quatro álbuns originais e seis EPs desde 2010.

O “Chinfrim” e o concerto dos “Birds Are Indie” têm entrada livre a partir das 15 horas de domingo, na Fábrica do Rio Vizela.

Pode ler também...