quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Champimóvel marca o arranque da Quinzena da Educação em Famalicão

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O Champimóvel, uma iniciativa da Fundação Champalimaud, que proporciona experiências verdadeiramente emocionantes através de uma viagem interativa e tridimensional pelo corpo humano vai estar em Vila Nova de Famalicão, entre 6 e 10 de abril. A iniciativa dirigida essencialmente ao público escolar dá o mote para o arranque da Quinzena da Educação, que vai realizar-se de 6 a 29 de abril, com um conjunto diversificado de atividades.

O Champimóvel vai estar estacionado no Parque da Devesa. O público em geral pode participar na iniciativa ao longo do dia 6, assim como nos restantes dias entre as 18h00 e as 19h00. Entre os dias 7 e 10 de abril, a iniciativa dirige-se aos grupos escolares das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

O simulador cria um show animado interativo 4D com cerca de 30 minutos intitulado “O Futuro da Ciência”, proporcionando uma viagem através do corpo humano, apresentado pela personagem Champi, que começa com o mecanismo da visão, seguido da apresentação da célula e o seu material genético, da ação dos vírus, da terapia genética e finalmente das investigações recentes em células estaminais e em nanotecnologias. As sessões são gratuitas.

As inscrições para grupos deverão ser efetuadas através do e-mail dos Serviços Educativos: servicoseducativos@vilanovadefamalicao.org.

O Champimóvel é a grande novidade da Quinzena da Educação 2015. Em contrapartida a Mostra de Teatro Escolar – MOTE – é já uma tradição, realizando-se pelo sétimo ano consecutivo. O Mote decorre de 13 a 17 de abril na Casa das Artes e existem sessões que já estão lotadas. Este ano, a autarquia disponibiliza transporte para as escolas do concelho assistirem às peças o que facilita o acesso ao teatro para todos.

Esta edição do Mote conta com a participação de 13 grupos de teatro, das várias escolas do concelho, envolvendo no total cerca de 550 alunos, professores e outros profissionais da educação.

Outra das tradições mais significativas da Quinzena da Educação é a Mostra da Oferta Formativa, que este ano vai realizar-se no Centro Cívico de Famalicão, entre 13 e 17.

Destaque ainda para o Encontro de Saúde Escolar, que vai decorrer no dia 17, no auditório da CESPU e também para o Encontro da Rede Eco-Escolas, no dia 22, na Casa do Território na Devesa.

Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, “a Educação é uma área estratégica para o desenvolvimento do concelho e uma aposta clara no futuro e nas novas gerações”. E acrescenta: “Como diz o proverbio chinês para educar uma criança é preciso toda uma aldeia, e em Famalicão trabalhamos em rede, envolvendo todos os agentes numa atitude de compromisso e comunidade, sendo a Quinzena da Educação o exemplo disso mesmo”.

“A Quinzena da Educação é uma iniciativa que pretende ser uma montra do trabalho realizado pelas nossas escolas, que, por iniciativa municipal, se abre à comunidade, numa interação que pretendemos profícua e duradoura”, salienta.

Anúncio

Neste sentido, irá decorrer no dia 24, na Escola Camilo Castelo Branco, mais uma edição do Encontro Concelhio das Associações de Pais. No dia 29, realiza-se na Casa do Território, na Devesa, o workshop “Aprendizagem ou Choque Intercultural na Escola?”.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...