Centros de saúde de Santo Tirso e S. Tomé de Negrelos acolhem áreas dedicadas a doentes com sintomas de Covid-19

A Direção Geral da Saúde declarou que o país se encontra em fase de mitigação na luta contra a pandemia da Covid-19 e emitiu uma norma, que determina que em cada Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) sejam organizados pelo menos uma Área Dedicada a doentes com sintomas respiratórios/Covid (ADC).

O ACES Santo Tirso/Trofa definiu quatro ADC:

– Santo Tirso sede para a área geográfica das USF Ponte Velha, Vilalva, Caldas Saúde e Veiga do Leça;

 S. Tomé de Negrelos para a área geográfica das USF S. Tome, Aves Saúde e Nova Saúde;

– Trofa centro para a área geográfica da USF Uma Ponte para a Saúde, UCSP da Trofa e Alvarelhos;

– S. Romão do Coronado para a área geográfica da USF Ao Encontro da Saúde e UCSP de Alvarelhos.

“A organização destes serviços teve como base critérios como a área geográfica do ACES, a acessibilidade, epidemiologia local, bem como os recursos humanos e materiais disponíveis”, fez saber a diretora do ACES Santo Tirso/Trofa, Ana Tato.

O horário de funcionamento destes ADC é das 8 às 20 horas, nos dias úteis. No fim de semana ou feriados, só funciona o serviço situado em Santo Tirso sede, das 8 às 20 horas, para toda a população do ACES.

Num comunicado elaborado para divulgação à população, o ACES sublinha que, “para ser atendido nestes serviços”, os utentes que apresentarem sintomas – tosse persistente, e/ou febre (temperatura igual ou superior a 38º C) e/ou dificuldade respiratória – “devem ligar sempre e em primeiro lugar para a Linha SNS24 (808 24 24 24)”.

Como alternativa, pode ligar para a unidade de saúde onde está inscrito.

Obrigado por ler esta notícia

Veja tambem