quant
Fique ligado

Notícias

Centro Qualifica de Famalicão habilitou mais de nove mil pessoas nos últimos anos

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Nos últimos oito anos, mais de nove mil famalicenses foram acompanhados e encaminhados para ofertas qualificantes adequadas às suas necessidades e mais de mil adultos conseguiram aumentar a escolaridade e o seu nível de qualificação através do desenvolvimento de processos de reconhecimento, validação e certificação das competências (RVCC), no Centro Qualifica de Vila Nova de Famalicão.

O Centro Qualifica de Vila Nova de Famalicão promovido pela Câmara Municipal de Famalicão, assume-se como a estrutura especializada na qualificação, totalmente gratuita, sendo a porta de entrada em percursos de aprendizagem ao longo da vida e qualificação de adultos. Tem como destinatários os adultos com idade igual ou superior a 18 anos e, excecionalmente, os jovens que não se encontrem a frequentar modalidades de educação ou de formação e que não trabalhem.

Através do Centro Qualifica pretende-se a aproximação de milhares de famalicenses à qualificação, nomeadamente através da orientação, do encaminhamento e do acompanhamento dos adultos para percursos de qualificação, assim como da promoção do reconhecimento de competências e aprendizagens e da adequação dos percursos formativos aos perfis e necessidades dos indivíduos.

O reconhecimento, validação e certificação das competências é uma via de acesso particularmente indicada para adultos que permite valorizar o percurso individual de aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências e as necessidades de qualificação de cada pessoa, incentivando a conclusão de percursos incompletos. O RVCC é, ainda, uma das modalidades de qualificação que historicamente mais tem contribuído para o número de certificações totais que resultam no aumento efetivo do nível de qualificação não superior dos adultos e, consequentemente, para elevar a base de qualificações da população.

Para o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, “o município de Vila Nova de Famalicão tem vindo a desenvolver um excelente trabalho na melhoria da qualificação dos famalicenses, através do Centro Qualifica, indo ao encontro de um dos desígnios nacionais valorizando o conhecimento, a ciência, a tecnologia e a inovação”.

Os interessados em ver reconhecidas, aumentar ou melhorar as suas competências devem informar-se em através dos sites em http://www.famalicaoeducativo.pt/_centro_qualifica_apresentacaohttp://www.famalicaoeducativo.pt/_centro_qualifica_inscricao. Ou através dos contactos centroqualifica@famalicao.pt, 252 320 931.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...