quant
Fique ligado

Santo Tirso

Centro Hospitalar organizou 1.º Encontro de Patologia Digestiva

Avatar

Publicado

em

Publicidade

No âmbito do Dia Mundial do Cancro Digestivo, os Serviços de Oncologia, de Cirurgia e a Unidade de Gastroenterologia do Centro Hospitalar Médio Ave organizaram, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, o “I Encontro de Patologia Digestiva no CHMA”, cujo foco foi a abordagem ao Cancro Colo-Rectal – desafios e perspectivas futuras no Médio Ave.

Ao longo do dia decorreram várias sessões e participaram vários oradores e moderadores com relevância na área da patologia colo-rectal. Foram abordados nas várias mesas temas relevantes nesta área da saúde, desde o rastreio e a importância do diagnóstico precoce, o tratamento da doença em fase inicial e na doença avançada. A destacar a abordagem multidisciplinar no tratamento destes doentes, realçando-se a intercolaboração da Nutrição e da Psicologia, bem como a necessidade de apoio por uma equipa prestadora de cuidados de suporte paliativos, na gestão da doença em fase mais avançada.

O programa contou também com a presença de Fernando Tavares, diretor do departamento de estudos e planeamento da Administração Regional de Saúde do Norte, que abordou o “Plano nacional de rastreio do Cancro Colo-Retal: desafios em tempo de pandemia e estratégias regionais”, de Vítor Veloso, presidente nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro, através do qual apresentou uma conferência sobre o contributo da liga no apoio aos doentes com cancro colo-rectal.

A relevância da proximidade de cuidados interdisciplinares no tratamento do cancro colo-rectal foi realçada, destacando-se o protocolo de intercolaboração CHMA – IPO do Porto, onde se evidenciou a importância da proximidade com esta instituição para a prestação de alguns cuidados específicos, que não se realizam no CHMA. Contou-se com a presença de dois médicos do IPO (de cirurgia oncológica e de radio-oncologia), onde se abordou esta temática.

A sessão de abertura contou com a presença de António Barbosa, presidente do Conselho de Administração do CHMA, Sofia Fernandes, vereadora do pelouro da Saúde da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Ivo Machado, diretor executivo do ACES AVE / Famalicão, Nuno Carvalho, diretor executivo do ACES Santo Tirso/Trofa, David Silva, adjunto da direção clínica do CHMA, João Marques, diretor Clínico do ACES Santo Tirso/Trofa, Marta Novais da Silva, diretora do Serviço de Oncologia, Francisco Sampaio, diretor do Serviço de Cirurgia e Germano Vilas Boas, coordenador da Unidade de Gastroenterologia.

Pode ler também...