quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Casa das Artes recebe cinema de comunidade de 16 a 23 de outubro

Avatar

Publicado

em

Publicidade

A comunidade é o mote da sexta edição do Observatório de Cinema de Famalicão, CLOSE-UP, que decorre de 16 a 23 de outubro na Casa das Artes. O teatro municipal irá receber dezenas de atividades ligadas ao cinema, que incluem filmes-concerto, um panorama pela obra do cineasta Basil da Cunha que inclui uma masterclass, uma exposição da Casa do Cinema Manoel de Oliveira (Fundação de Serralves), entre outros.

O tema deste ano surge como uma ode a todos os que, seja como espetador, seja como técnico ou criador, se reúnem em torno de um propósito comum: o cinema. O «episódio» deste ano arranca no próximo sábado, 16, pelas 15h00, com «66 CINEMAS» (2016) de Philipp Hartmann, com a presença de Gonçalo Oliveira e Carlos Natálio, um documentário que resulta do diálogo do realizador com operadores de cinema e diretores de programação, numa reflexão conjunta sobre as dificuldades e lutas diárias das pequenas salas independentes, num contexto de grande massificação da indústria cinematográfica.

Neste mesmo dia, o destaque vai para o já esgotado filme-concerto no grande auditório, protagonizado pelos Sensible Soccers, com o nome «Manoel», uma dupla abordagem a Manoel de Oliveira e à cidade do Porto que inclui a projeção das películas «Douro Faina Fluvial», de 1931, e «O Pintor e a Cidade», de 1956.

A programação do Close-Up encontra-se dividida em rubricas, entre elas, «Paisagem Temática: cinema Comunidade», «Histórias do Cinema: In the Mood for Kar-Way, e Sang-Soo», «Fantasia Lusitana: Basil da Cunha», «Café Kiarostami: Conversas, Música e Poesia através do Cinema», cinema para escolas, sessões para famílias, exposição e filmes-concertos.

No «Paisagens Temáticas», onde estão previstas sessões de ficção e documentários, o destaque vai para «O Céu por Cima de Cá» da Companhia de Música Teatral (CMT), no dia 17, pelas 17h30, uma proposta artística concebida em parceria com a Casa das Artes, que inclui imagens recolhidas em processos de interação das personagens com o território, num registo de performance no espaço público, e que se encontra, atualmente, nomeado para um Young Audiences Music Awards (YAMawards).

De salientar, de igual forma, a estreia de «Operário Amador», de Ramon de los Santos, que explora as origens de uma companhia de teatro, fundada por um grupo de operários têxteis, na agora vila de Joane. Esta sessão decorre no dia 19 de outubro, pelas 18h30, e conta com a presença do cineasta e de Sérgio Agostinho, filho de um dos fundadores da Associação Teatro Construção.

É de realçar que o trabalho de mais de uma década junto da comunidade da Reboleira, Amadora, do cineasta suíço de origem portuguesa Basil da Cunha, também estará em destaque no CLOSE-UP, nos dias 21, 22 e 23 de outubro, com a apresentação de filmes como «Nuvem» (2011), «Até Ver a Luz» (2013), «A Côte» (2009) e «O Fim do Mundo» (2019). Para além destas projeções, é de realçar que o cineasta também irá ministrar, no dia 22, uma oficina técnica dirigida a alunos de audiovisual e multimédia das escolas locais.

Para além das referidas sessões, está previsto na programação do CLOSE-UP, um ciclo de histórias do cinema, que cruza as filmografias de Wong Kar-way e Hong Sang-Soo, um panorama de projeções em volta do mote Comunidade, com sessões comentadas, cinema para escolas, apresentações de livros no Café Kiarostami e sessões para famílias.

A edição deste ano do CLOSE-UP encerra com o filme-concerto protagonizado por Filipe Raposo e a Orquestra Sinfónica Portuguesa, dirigida por Cesário Costa, que farão o acompanhamento sonoro do filme «Metropolis» (1927) de Fritz Lang, no dia 23 de outubro, pelas 21h45.

Refira-se que no foyer da Casa das Artes encontra-se a exposição «Manoel de Oliveira, A Comunidade», inaugurada no passado dia 7 de outubro, e patente até dia 26 de janeiro de 2022, uma proposta da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, que serve de prólogo para a programação do episódio seis do CLOSE-UP.

Anúncio

Para mais informações sobre o evento, consulte: www.closeup.pt e www.casadasartes.org

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...