quant
Fique ligado

Notícias

Campeonato Nacional de Estrada traz os melhores atletas nacionais a Famalicão

Avatar

Publicado

em

Publicidade

É já no dia 2 de outubro que Famalicão vai receber os melhores atletas nacionais de estrada. A prova Famalicão-Joane, organizada pela Associação Teatro Construção tem um novo figurino e vai contar para o Campeonato Nacional de Estrada, da Federação Portuguesa de Atletismo. As inscrições estão abertas até dia 27 de setembro, no site da federação em www.fpacompeticoes.pt.  São cerca de dois mil, o número de atletas nacionais, amadores e profissionais, esperados na prova.

A prova Famalicão-Joane, que vai na 22.ª edição, contempla uma corrida de 10km, ao contrário dos habituais 12km que ligavam a cidade de Famalicão à Vila de Joane. Será disputada num circuito de ida e volta com partida e chegada no Parque da Ribeira, em Joane. Paralelamente, mantém-se a realização da caminhada de 3,3km, a partir da freguesia de Vermoim, e do passeio de bicicletas – Bike Tour – entre Famalicão e Joane.

A apresentação da XXII Famalicão-Joane aconteceu ontem, dia 20, nos Paços do Concelho, e contou com a presença de representantes da entidade organizadora, bem como de parceiros institucionais, entre eles, a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), a Associação de Atletismo de Braga e o Município de Vila Nova de Famalicão.

A organização da prova, pela voz de Ivânia Fernandes, presidente da associação, demonstrou confiança no sucesso da iniciativa e explicou a alteração no percurso de corrida e horários das provas, por via da integração no Campeonato Nacional de Estrada. No que refere à corrida de 10km, “o percurso este ano será diferente, a partida e a meta serão em Joane”,  já “o Bike Tour, que era a última prova a sair, será a primeira, às 9h00, mantendo-se a saída da cidade”.

“O meio fundo português já não é o que era, mas continua a ter uma grande tradição no nosso país, nomeadamente a Norte (…) vão estar aqui os principais clubes do país, representados com os seus melhores atletas”, salienta Jorge Vieira, presidente da FPA, que também referiu que se trata de “uma cooperação virtuosa” e que o facto de se tratar de “uma prova já com créditos e firmada, (…) (é) um garante para a Federação Portuguesa de Atletismo que teremos os nossos atletas bem entregues”.

O vereador do Desporto, Pedro Oliveira, salientou a importância da prova no panorama nacional, destacando que é “uma prova com tradição, não só no concelho, mas também no distrito e no país (…) um chamariz para os melhores atletas nacionais”. O vereador também destacou a importância da competição no que refere à divulgação e promoção do território, ao se tratar de uma iniciativa que “une a componente lúdica e a competitiva” por via da existência de “uma caminhada e um percurso em bicicleta, (que) dão uma dimensão relevante a esta iniciativa, acrescendo o facto de atravessar a cidade de Famalicão e abranger várias freguesias do nosso concelho”.

Refira-se que os Campeonatos Nacionais de Estrada realizam-se desde 1990, tendo já passado por 25 locais diferentes do território nacional. Esta é a segunda época desportiva que o ATC organiza a prova Famalicão-Joane no âmbito dos Campeonatos Nacionais de Estrada. A primeira aconteceu em 2004/2005. É ambição da ATC organizar mais provas a contar para o calendário nacional, por forma a dar notoriedade a este evento desportivo.

Para mais informações, consulte https://famalicaojoane.pt/ .

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...