V.N. de Famalicão
Campeões do Mundo e Campeões Nacionais em danças desportivas decidem-se em Famalicão
Perto de meio milhar de atletas de dança desportiva vão disputar em Vila Nova de Famalicão os títulos de par Campeão do Mundo de 2019 em Profissionais 10 Danças e o de Campeão Nacional 2019. Será já nos próximos dias 9 e 10 de novembro, no Pavilhão Municipal, em mais uma edição do Famalicão Dança, um evento organizado pela associação Gindança com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ). Considerado um dos melhores eventos do mundo de dança desportiva, o Famalicão Dança espera receber mais de 400 participantes nacionais e cerca de 50 internacionais.
As novidades sobre a iniciativa foram apresentadas ao final da manhã desta quarta-feira, em conferência de imprensa.
Para a presidente da Gindança Anabela Gomes “a competição que arrancou em 2014 tem vindo a crescer de forma sustentada, sendo atualmente reconhecida como uma das melhores a nível internacional”. “Conseguimos reunir atletas de vários países e de grande notoriedade, com condições de excelência tanto para os participantes como para o público”. Segundo a responsável, “o Pavilhão Municipal irá transformar-se num elegante salão de baile, fazendo de Vila Nova de Famalicão a capital mundial da dança desportiva”.
Da parte da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, o vereador do Desporto, Mário Passos enalteceu “a grande dinâmica que o evento traz para o concelho” e “a forma como Famalicão se projeta no mundo através do evento, como um concelho moderno e empreendedor que aposta no desporto e na juventude”. Isso mesmo realçou também o responsável do IPDJ Vítor Dias que apontou o concelho famalicense como “uma referência nacional e internacional” a este nível.
O Famalicão Dança 2019 vai reunir três competições com o Campeonato do Mundo 10 Danças, a 7.ª Prova do Circuito Nacional e o Campeonato Nacional Sub21 Latinas. No sábado, 9 de novembro será possível assistir ao vivo à dança dos melhores atletas nacionais e alguns dos melhores do mundo.
Os pares representantes de cada país para o Campeonato do Mundo são nomeados por cada uma das Federações ou associações profissionais com base na sua elegibilidade e nos seus bons resultados desportivos. Em Portugal a nomeação é efetuada pela Associação Portuguesa de Profissionais de Dança Desportiva.
Refira-se que a prova irá apurar o par campeão do mundo de 2019 em profissionais nas Dez Danças. Neste dia são ainda apurados os vencedores do circuito nacional 2019 nas danças Standard e Latinas, em todos os escalões etários e categorias. O campeonato nacional de sub-21 de Latinas irá apurar o Campeão Nacional 2019 deste grupo. Desta prova saíram ainda os pares elegíveis para representar Portugal nas provas de maior importância como os Campeonatos da Europa e do Mundo.
Atletas com idades entre os 5 e os 70 anos irão estar em pista a contagiar o público com o seu prazer de dançar.
Entretanto, no domingo, 10 de novembro serão promovidas iniciativas de formação para atletas e agentes desportivos.
-
Edição Papel5 dias atrás
Edição 248 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso1 semana atrás
Acidente grave na A3
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Três tirsenses do CENFIM medalhados no Campeonato Nacional das Profissões
-
Santo Tirso5 dias atrás
Garcia Garcia patrocina floresta nativa em Santo Tirso
-
Notícias2 semanas atrás
Santo Tirso: Detido por tráfico de droga
-
Santo Tirso4 dias atrás
PRR aprova 357 milhões de euros em projetos em Santo Tirso
-
lifestyle1 semana atrás
Pingo Doce de Vila das Aves reabre com nova imagem
-
Santo Tirso7 dias atrás
Rali de Santo Tirso de regresso ao formato original