quant
Fique ligado

Notícias

CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA A POUPANÇA DE ÁGUA DECORREU NA PRAIA URBANA

Avatar

Publicado

em

Publicidade

No âmbito do Plano Metropolitano de Promoção do Uso Eficiente da Água, promovido pela Área Metropolitana do Porto, a Câmara Municipal de Santo Tirso dinamizou, na Praia Urbana, uma ação de sensibilização para a poupança de água.

Tomar duches mais rápidos ou lavar os dentes com a torneira fechada são apenas dois dos exemplos práticos para conseguirem poupar água, que 80 alunos do Colégio de Santa Teresa de Jesus ficaram a conhecer, na última quarta-feira, na Praia Urbana de Santo Tirso.

Porque cada gota conta, as crianças levaram para casa uma ampulheta que permite visualizar o tempo no duche – um duche de 15 minutos gasta cerca de 180 litros de água – e receberam informação para autoavaliar o seu consumo de água e estratégias para o melhorar.

“O que acontece quando não há água?”, perguntava às crianças a técnica da Câmara Municipal que dinamizou a iniciativa, antes de lhes entregar um conjunto que incluía ainda lápis e um saco para colorir, para além de uma garrafa reutilizável – que as crianças rapidamente quiseram encher nos bebedouros públicos da Praia Urbana, para se refrescarem.

Tomar duches mais rápidos e evitar banhos de imersão; lavar os dentes ou barbear-se com a torneira fechada; usar as máquinas da roupa e da loiça apenas com carga máxima; usar baldes no lugar de mangueiras para lavar carros ou passeios; consertar fugas na canalização de autoclismos ou de torneiras que estejam a pingar; e regular a descarga de autoclismos na sanita, evitando usar a capacidade máxima foram alguns dos conselhos deixados para promover a poupança da água.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...