Caminhadas Concelhias de Famalicão regressam este sábado

É já no próximo sábado, dia 21 de abril, a partir das 14.30 horas, que se realiza mais uma Caminhada Concelhia de Vila Nova de Famalicão. Com um itinerário de 13,5 quilómetros, a jornada irá calcorrear as freguesias de Bairro, Delães, Novais e Carreira, através de um percurso local circular com baixo grau de dificuldade.

Com o ponto de partida e de chegada na igreja Velha de Bairro, atinge-se o ponto mais alto na Estação Arqueológica de Perrelos (227m), e o mais baixo junto ao rio Ave, no lugar de Pinguela com uma cota altimétrica de 60 metros. Trata-se de um percurso com um piso maioritariamente de alcatrão, com alguns troços de paralelo e terra batida, fortemente marcado pela influência da industrialização têxtil que a área testemunhou, a partir dos finais do séc. XIX, e cuja preponderância é, ainda hoje, marca identitária da região.

Refira-se que as Caminhadas Concelhias são promovidas pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão em parceria com as associações Calcantes, Grucamo e Corpo Nacional de Escutas, esta iniciativa tem como objetivo dar a conhecer os vários pontos de cada freguesia do concelho descobrindo o património cultural, a fauna e flora. É uma atividade dirigida à população em geral e gratuita, mas de inscrição obrigatória que pode ser feita através do site do município em www.vilanovaderfamalicao.org ou nas Juntas de Freguesia.

Notícias relacionadas...

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência mais personalizada. Ao navegar está a permitir a sua utilização