quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Camilo inspira obra de Gaspar Martins Pereira

Avatar

Publicado

em

Publicidade

“Não se trata de captar as paisagens literárias, nem tão pouco de um roteiro. Esta obra é uma forma de partilhar as minhas leituras de Camilo e, sobretudo, mais um contributo para o manter vivo”, disse Gaspar Martins Pereira, professor na Universidade do Porto, a propósito do lançamento do seu mais recente livro, “Camilo, o Porto e o Douro”.
A relação próxima de Camilo Castelo Branco com a cidade do Porto foi a inspiração de Gaspar Martins Pereira para entender e passar para livro o Porto e o Douro da segunda metade do século XIX. Editada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, através da Casa de Camilo, a obra foi apresentada a 25 de janeiro, no auditório do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, onde marcaram presença o vereador da Cultura da autarquia famalicense, Leonel Rocha, o diretor da Casa de Camilo, José Manuel Oliveira, e o presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, Manuel de Novaes Cabral.
“Falar de Camilo sem esta ligação ao Porto não é possível. Camilo tem uma relação muito forte com esta cidade e nós queremos aproveitar ao máximo esta ligação, reforçando a importância da Rota Camiliana para que Camilo possa ser mais divulgado, conhecido e lido”, disse o vereador.
O prefácio da obra é assinado pelo diretor da Casa de Camilo que salienta que o autor oferece “neste livro a sua perspetiva histórica sobre o tríptico ficcional – gente, rio e vinhos – de um dos mais renomeados filhos adotivos da cidade do Porto”.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...