quant
Fique ligado

Santo Tirso

Tarifário do lixo mantém redução em 2023 EM Santo Tirso

CÂMARA SUPORTA DÉFICE NO SERVIÇO DE GESTÃO DE RESÍDUOS ESTIMADO EM CERCA DE MEIO MILHÃO DE EUROS

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O tarifário de resíduos urbanos para 2023 foi aprovado pelo executivo municipal na reunião de Câmara desta quinta-feira. Pelo quinto ano consecutivo, o Município vai manter as reduções implementadas em 2019.

Estabelecido em função dos consumos de água, o tarifário aprovado em 2019, e que vigorará em 2023, representa uma redução no preço do lixo de dois por cento para consumidores até 15 metros cúbicos abrangidos pela rede pública de água, e de 10 por cento para os consumidores com cinco metros cúbicos beneficiários do serviço de recolha domiciliária, nomeadamente na cidade de Santo Tirso e na freguesia de Vila das Aves.

Neste sentido, um consumidor médio (escalão 7,9 m3) vai manter a descida de 7,7 por cento na recolha porta a porta (Santo Tirso e Vila das Aves), pagando em 2023 uma fatura de 7,66 euros por mês, em vez dos 8,30 euros que suportava antes de 2019. Já o consumidor médio com recolha coletiva (fora de Santo Tirso e Vila das Aves), mantém a descida de 5,23 por cento, o que significa uma fatura de 6,16 euros, contra os 6,50 pagos em 2019.

Para o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, é de salientar que “num contexto económico especialmente difícil, as famílias mais carenciadas, cerca de mil, vão poder continuar a beneficiar de uma redução de 80 por cento na fatura do lixo”.

O autarca destaca ainda o facto de ter optado por ser a Câmara Municipal a suportar o défice previsto no serviço de gestão de resíduos, cerca de 457 mil euros, devido ao aumento das tarifas. 

“Tendo em conta o contexto económico que vivemos e que perspetivamos para 2023, optamos por assumir a diferença e não onerar os orçamentos das famílias e das empresas”, refere.

Há dez anos que o Município de Santo Tirso não aumenta o tarifário do serviço de resíduos urbanos.

Pode ler também...