Câmara procura voluntários para ajudar idosos em isolamento

A Câmara Municipal de Santo Tirso lançou uma plataforma para procurar voluntários em todo o concelho. O objetivo é apoiar a população idosa e os grupos de risco que estão em isolamento, devido à pandemia do coronavírus. As inscrições podem ser feitas online, em www.bit.ly/voluntariadosantotirsocovid19

“Todos temos o dever de apoiar quem está impossibilitado de sair de casa e devemos fazê-lo de forma consciente, tendo em vista evitar o risco de contágio e conseguir controlar a propagação da Covid-19”, sublinha o presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, explicando que o objetivo é que “pessoas consideradas menos vulneráveis à doença possam fazer compras essenciais, ir à farmácia, aos correios ou resolver questões de primeira necessidade, prestando, assim, apoio a quem não pode e não deve sair de casa”.

A plataforma surge em articulação entre a Câmara de Santo Tirso e todas as freguesias do concelho num contexto de Estado de Emergência devido ao surto do coronavírus. Durante este período, as pessoas, especialmente as mais idosas e os grupos de risco, não devem sair de casa. “Hoje, mais do que nunca, é importante todos cuidarmos de todos para que possamos ultrapassar esta situação rapidamente. A articulação com as juntas de freguesia é fundamental, por forma a não deixar nenhum caso a descoberto”, sublinha Alberto Costa.

A inscrição dos voluntários pode ser feita através do preenchimento de um formulário em https://forms.gle/3JX1UUfpwfRy7b6S6. As dúvidas podem ser colocadas via telefone através do 913 487 037 ou do 913 903 936.

A bolsa de voluntários que está a ser criada pela Câmara de Santo Tirso junta-se ao programa “Todos Cuidamos de Todos” que, também em articulação com as juntas de freguesia, dá apoio à população socialmente vulnerável. Pessoas com mais de 70 anos, doentes crónicos ou com patologias associadas e sem retaguarda familiar podem solicitar apoio ligando para a Câmara Municipal, através do 252 860 340 ou 911 091 454, ou para a respetiva junta de freguesia.

Obrigado por ler esta notícia

Veja tambem