quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Câmara paga inscrições e seguros a 5 mil jovens atletas

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Pelo “terceiro ano consecutivo”, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai assumir “todas as despesas com a inscrição e os seguros de cerca de cinco mil atletas do concelho”, que praticam “desporto nos escalões de formação”. 

Atualmente, esta medida abrange “cerca de duas dezenas de modalidades, do futebol ao xadrez, do rugby às artes marciais, do hóquei em patins à dança desportiva”, tendo sido também “alargada ao ténis de mesa com o pagamento de inscrições e seguros a cerca de 15 atletas”. Para além deste apoio, a Câmara Municipal “financia, todos os anos, os exames médicos obrigatórios a todos os jovens atletas”.
A atribuição dos apoios é feita normalmente no arranque das temporadas desportivas. Neste âmbito, na última reunião do executivo municipal foram aprovados os apoios financeiros para as inscrições federativas e seguros de atletas nas modalidades de basquetebol, hóquei em patins, patinagem artística, andebol e atletismo, num “investimento de cerca de 8.300 euros”.
Quanto à formação desportiva do futebol, a autarquia apoiava, até 2016, “cerca de 2500 jovens, por ano”, através do pagamento relativo aos seguros e às inscrições nos escalões de formação na Associação de Futebol de Braga, num “investimento anual superior a 90 mil euros”. Atualmente, o investimento municipal situa-se na ordem dos “150 mil euros anuais, mas o número de atletas abrangidos duplicou”.
Através desta medida, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, quer “transmitir um sinal claro às associações, às famílias e aos atletas famalicenses de que a autarquia apoia o desporto, em toda a sua diversidade”. Além disso, “com este apoio a autarquia está a criar condições para que todos os jovens famalicenses tenham acesso ao desporto, qualquer que seja a modalidade escolhida”.
O autarca mostrou que a autarquia está “cá para apoiar” caso surja “uma nova modalidade”. “O fundamental deste apoio é incentivarmos cada vez mais jovens a praticarem desporto e a fazerem o que gostam”, explicou.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...