quant
Fique ligado

Santo Tirso

Câmara investe 4 milhões na habitação social

Avatar

Publicado

em

Publicidade

A Câmara Municipal de Santo Tirso vai investir quatro milhões de euros na recuperação de 450 habitações sociais, ocupadas por cerca de 1600 pessoas. 

O objetivo, adiantou fonte da autarquia à Lusa, passa pela “regeneração urbana das habitações municipais e requalificação dos edifícios, nomeadamente em melhorar a eficiência energética nas habitações e reduzir o custo energético e das emissões de dióxido de carbono, com a utilização de energia renovável”. Além disso, serão também “corrigidas patologias existentes e aumentado o conforto interior dos habitantes”.
Segundo a Câmara Municipal, há “várias candidaturas para financiamento de intervenções em todos os complexos habitacionais do município”, sendo que, até dezembro de 2017, o programa operacional Norte 2020 aprovou 440.697,89 euros de fundos comunitários.
Em Argemil, a intervenção vai decorrer no primeiro conjunto habitacional a ser construído pela Câmara no âmbito do Programa Municipal de Realojamento e terá um custo de cerca de um milhão de euros. A intervenção foi possível graças a uma candidatura ao programa Reabilitar para Arrendar, do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).
Em Roriz e Palmeira, a Autarquia tenciona investir “450 mil euros, em S. Martinho do Campo e Rebordões 820 mil euros e em S. Tomé de Negrelos está previsto um investimento de 341 mil euros, através da candidatura ao Norte 2020”.
O Complexo Habitacional de Ringe, em Vila das Aves, contará com um investimento da responsabilidade do IHRU e da Câmara de cerca de 1,3 milhões de euros e será também objeto de candidatura.
“Ao intervir a este nível, ao promover melhorias ambientais e de conforto na habitação, a Câmara está também a assumir uma responsabilidade social, uma vez que permitirá que quem vive nestas habitações tenha menos custos”, afirmou Joaquim Couto, edil tirsense, que fala também na “reabilitação de edifícios abandonados, de forma a estimular o mercado de habitação no Município”.

Foto: Publico

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...