quant
Fique ligado

Santo Tirso

Câmara espalha 57 bebedouros pelo concelho

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Quem visitar a Praça dos Carvalhais, na cidade de Santo Tirso, já pode beber água de forma segura e gratuita.

Graças a um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Santo Tirso e a Direção Geral da Saúde, aquele lugar ganhou um dos 57 bebedouros que vão ser instalados no concelho.
“Com esta implementação damos um pontapé grande na promoção da saúde no município”, afirmou Joaquim Couto, presidente da autarquia tirsense, que destacou ainda que a água do abastecimento público “está entre as dez melhores do país”.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde esteve presente na inauguração do bebedouro na Praça dos Carvalhais, na manhã de 5 de março, e afirmou que o “ato simbólico” reflete uma medida política “relevante”. “É uma das medidas mais poderosas que o município, dentro do acordo celebrado com a Direção Geral da Saúde, irá implementar”, afiançou Fernando Araújo, que salientou a intenção do Governo de “reduzir a obesidade, a diabetes e as doenças cardiovasculares” na população portuguesa.
Através dos bebedouros, acrescentou o secretário de Estado, “estimula-se o consumo de água e educa-se as crianças e as famílias de que vale a pena beber água, que é mais saudável que outras alternativas”. “É com medidas como esta que conseguimos mudar a realidade portuguesa”, atestou.
O plano municipal de implementação de pontos de água gratuitos integra-se num conjunto de políticas autárquicas que visam a adoção de hábitos de vida saudáveis. “O nosso município está muito empenhado na promoção da saúde, colaborando com o Governo e outras instituições que queiram atingir com rapidez esse objetivo”, afirmou Joaquim Couto.
O autarca anunciou ainda a execução de um “plano ecológico” com medidas ligadas “ao ambiente”, que permita uma ação “concertada” com as políticas que o executivo municipal tem desenvolvido “noutras áreas”.
Segundo a autarquia, a água dos pública “cumpre os critérios de qualidade” legislados, é analisada “periodicamente” e pode ser utilizada “sem restrições”. Aos dez bebedouros já existentes, vão somar-se mais 47, num orçamento municipal de “60.500 euros”.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...