https://autosolucoes.pt/campanhas/

CÂMARA ENTREGA LEITORES DE MICROCHIP ÀS FORÇAS DE SEGURANÇA

Alberto Costa, Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso entregou hoje um leitor de microchip e uma transportadora a cada uma forças de Segurança. O Município quer, assim, valorizar o trabalho desenvolvido pela GNR, PSP e Polícia Municipal no domínio da proteção da vida animal.

“Queremos ter um papel ativo em encontrar soluções para problemas do dia a dia e trabalhar em conjunto para ajudar a responsabilizar os donos dos animais por situações de abandono, maus tratos e ataques na via pública”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, lembrando que a competência para aferir estas situações é das forças de segurança.

Auxiliar e valorizar o trabalho da GNR, PSP e Polícia Municipal no âmbito da proteção animal é, nesse sentido, o grande objetivo. “Queremos estreitar relações com estas entidades e colaborar com elas, dando-lhes todas as ferramentas ao nosso alcance para que possam realizar o seu trabalho da melhor forma possível”, continua o autarca.

A cada um dos representantes das forças de segurança foi entregue um leitor de microchip e uma transportadora para animais que irá facilitar a sua recolha em situações de perigo e a identificação dos seus donos.

Alberto Costa garante, ainda assim, que “a Câmara e o veterinário Municipal estão, como até aqui, disponíveis para auxiliar as forças de segurança, em todas as suas necessidades, nesta e noutras áreas”.

“Temos vindo a fazer um trabalho importante ao nível das adoções e das esterilizações dos animais, mas continua a ser fulcral haver uma mudança de paradigma no que diz respeito à forma como os animais são vistos pela sociedade”, continua. O autarca defende que “as políticas direcionadas ao bem-estar animal devem ser implementadas no sentido de sensibilizar a população e assegurar cuidados adequados aos animais” e apela a que “sejam denunciados às autoridades os casos em que o bem-estar dos animais é posto em causa para que seja possível dar seguimento às situações”.

A Câmara Municipal tem apostado massivamente em campanhas de esterilização, na tentativa de controlar a sobrepopulação de animais nas ruas. Só em 2021 já foram esterilizados mais de 500 cães e gatos.

Leia também...