quant
Fique ligado

Santo Tirso

CÂMARA DE SANTO TIRSO JÁ TEM UM NOVO VETERINÁRIO MUNICIPAL (C/Video)

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Já se encontra em funções o novo veterinário municipal de Santo Tirso. O anúncio foi feito esta manhã pelo presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, no âmbito de uma visita às instalações do Canil/Gatil Municipal.

Com um mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade de Trás-os-Montes, Hélder Tulha assumiu, esta terça-feira, funções de veterinário municipal. No currículo, Hélder Tulha tem ainda um estágio no Hospital Veterinário da Universidade de Glasgow, no Reino Unido, e um longo percurso ligado à proteção animal no concelho, quer enquanto professor na Escola Profissional Agrícola Conde S. Bento, quer pelo trabalho desenvolvido no Centro Veterinário de Santo Tirso, com o qual colabora desde 2009.

A informação foi avançada pelo presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, durante a visita às instalações do Canil/Gatil Municipal, onde se encontram alguns dos animais acolhidos após o incêndio do fim de semana.

Após o anúncio da suspensão do antigo veterinário municipal, e instauração de um processo disciplinar, para apuramento de responsabilidades sobre a situação ocorrida nos abrigos existentes na freguesia de Agrela, “foi necessário encontrar uma resposta rápida, de forma a garantir a continuidade do tratamento e do bem-estar dos animais que se encontram no Canil/Gatil Municipal de Santo Tirso”, sublinhou Alberto Costa.

Ao todo, foram realojados no Canil/Gatil Municipal de Santo Tirso 16 animais, estando três deles ainda nas instalações. Para Valongo foram transferidos seis, Vila do Conde acolheu quatro, a Associação Gatos e Afetos recebeu três e os restantes estão ao cuidado de clínicas do concelho.

Alberto Costa, que assumiu ontem o pelouro da Proteção da Vida Animal, salientou a importância de “mudar mentalidades” no que diz respeito aos direitos e bem-estar dos animais. “É extremamente importante que a sociedade perceba a importância de não abandonar os animais”, realçou o autarca, dando conta que, desde a sua inauguração, a 31 de julho de 2018, o Canil/Gatil Municipal já promoveu a adoção de 618 animais. Segundo os dados, durante os últimos dois anos foram encontradas famílias para 355 cães e 263 gatos.

Já o novo veterinário municipal acredita que o caminho a percorrer passa também por “uma maior promoção de campanhas que incentivem a adoção”. “Não só de animais bebés como dos adultos e seniores que tantas vezes ficam esquecidos e precisam de famílias”, acrescentou.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...