quant
Fique ligado

Santo Tirso

Câmara de Santo Tirso garante ligação entre estação de comboios, central de camionagem e aeroporto

Avatar

Publicado

em

Publicidade

A partir desta terça-feira, a ligação entre a Estação Ferroviária de Santo Tirso e a Central de Transportes é assegurada, de forma gratuita, pela Câmara Municipal de Santo Tirso. O novo shuttle – uma carrinha de nove lugares – garante ainda serviço, por marcação, de transporte de passageiros para o aeroporto Francisco Sá Carneiro e vice-versa.

“No seguimento do nosso Plano Municipal de Mobilidade e querendo incentivar a utilização dos transportes públicos, como o comboio, a Câmara de Santo Tirso disponibiliza este serviço de forma gratuita”, explicou o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, esta segunda-feira.

Após a viagem inaugural do novo shuttle, na qual esteve acompanhado pelo vice-presidente da autarquia, Alberto Costa, Joaquim Couto assegurou que “esta solução vem resolver um problema na ligação direta de passageiros entre a estação ferroviária e o centro da cidade”, permitindo “que muitas pessoas que se deslocam de Municípios vizinhos todos os dias, para trabalhar em Santo Tirso, tenham ligação gratuita, direta e rápida”.

O percurso entre a Estação Ferroviária de Santo Tirso e a Central de Transportes é assegurado entre as 7h00 e as 21h00, nos dias úteis, e permite a possibilidade de efetuar paragens na Avenida Sousa Cruz e Soeiro Mendes da Maia (em direção à estação) e na Via Panorâmica e, novamente, na Avenida de Sousa Cruz (em direção à central).

Os Transportes Coletivos de Santo Tirso (TUST) têm paragem na estação ferroviária, mas não assumiam o horário entre as 7h00 e as 9h00 e após as 19h00. Além disso, a linha de autocarro que sai da estação ferroviária não tem ligação direta ao centro da cidade, implicando um percurso até à Torre (Areias) e só depois até ao centro. Problema que deixa, assim, de existir com este shuttle.

“Por outro lado, cumprindo um dos nossos compromissos eleitorais, criamos um novo serviço de transporte ao aeroporto Francisco Sá Carneiro”, explica Joaquim Couto. Serviço esse que “serve, não só, para as pessoas que vivem em Santo Tirso, mas também para turistas que nos queiram visitar”.

O veículo de ligação ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro circula, mediante marcação, de segunda a sexta-feira, entre as 7h00 e as 21h00, com partida da Central de Transportes. As reservas poderão ser efetuadas até às 17h00 do dia útil anterior ao dia da viagem, através do 252 830 412. “É, sem dúvida, uma mais valia para a promoção turística do Município”, acredita Joaquim Couto, “uma medida que visa facilitar a mobilidade da população e de turistas”, conclui.

Os dois novos serviços implicam um investimento da Câmara de Santo Tirso no valor de cerca de 50 mil euros por ano.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...